São Paulo, Terça-feira, 16 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO
Pazzianotto culpa o FMI

SILVANA DE FREITAS
da Sucursal de Brasília

O vice-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Almir Pazzianotto, reagiu ao novo ataque de ACM afirmando que "quem disparou a campanha dos sindicatos de trabalhadores pela reindexação salarial foi o FMI".
Segundo Pazzianotto, o FMI provocou a expectativa de aumentos salariais ao estimar que a inflação de 1999 ficará em torno de 16,8% (para a fixação da meta de redução do déficit público). Ele disse que esse percentual se tornará limite mínimo e não máximo.
A revisão do acordo entre o governo federal e o Fundo Monetário Internacional para garantir auxílio financeiro ao Brasil contém uma série de metas e parâmetros previstos de indicadores do país.
Não é a primeira vez que Pazzianotto e ACM trocam farpas. Na semana passada, o ministro do TST reagiu à proposta de extinção do tribunal feita pelo senador dizendo que ACM não teria equilíbrio emocional devido a ""tragédias pessoais" -referência à morte de seu filho Luís Eduardo, em 98.
O senador retrucou, chamando Pazzianotto de incompetente e mau-caráter.

Hitler
O TST divulgou declaração do presidente do tribunal, ministro Wagner Pimenta, comparando ACM, indiretamente, ao ditador Adolf Hitler e ao pastor Jim Jones e reagindo à afirmação do senador sobre o recebimento de mensagens de apoio à extinção da Justiça trabalhista.
"Ao gabinete da presidência do TST também já chegaram mensagens de apoio à Justiça trabalhista e contra os ataques indiscriminados que vem recebendo. Todas as facções têm adeptos. Hitler e o pastor Jim Jones também tiveram. E daí?"
Hitler foi líder da Alemanha nazista entre 1933 e 1945, tendo provocado a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto dos judeus.
Jim Jones, por sua vez, foi um pastor norte-americano que levou 913 de seus seguidores ao suicídio coletivo em 1978 na Guiana. Eles se mataram tomando suco de laranja com veneno -quem resistiu, foi baleado e morto.
Pimenta negou que o TST vá promover a reindexação salarial como "retaliação" à proposta informal de ACM de extinção da Justiça do Trabalho.


Texto Anterior: ACM diz que TST acabará mais cedo se der indexação
Próximo Texto: Classista é aliado do senador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.