São Paulo, domingo, 16 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENGENHO

Louça surge em escavação

da Agência Folha, em Santos

As ruínas do engenho de São Jorge dos Erasmos, em Santos (SP), são o que resta do primeiro ciclo de industrialização da cana-de-açúcar em território brasileiro, na primeira metade do século 16.
O engenho tem como característica arquitetônica a instalação de todos os setores de produção em um mesmo ambiente.
Não há consenso sobre qual engenho surgiu primeiro no Brasil: o do Governador (que depois foi chamado de dos Erasmos), o de São João ou o da Madre de Deus, todos estabelecidos na capitania de São Vicente antes de 1550. Dos três, o único do qual restam vestígios é o dos Erasmos.
Entre 1996 e 1997, uma equipe de pesquisadores da USP e da UniSantos (Universidade Católica de Santos) realizou uma prospecção arqueológica na área das ruínas e encontrou soleiras de portas, peças de cerâmica e metal, fragmentos de louça e porcelana e uma mó de pedra (roda que fazia girar os eixos que esmagavam a cana). (FAUSTO SIQUEIRA)


Texto Anterior: Prédio de 1549 ainda resiste na Bahia
Próximo Texto: Ferrovia perdeu utilidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.