São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente aceita congressistas em comissão

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso aceitou incluir representantes do Congresso na "comissão do apagão" para esvaziar a CPI que a oposição quer instalar para investigar o caso.
Na manhã de ontem, FHC se reuniu com os líderes peemedebistas no Senado, Renan Calheiros (AL), e na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), que lhe apresentaram a proposta de incluir congressistas no grupo que vai administrar a crise energética.
Em público, Renan Calheiros não descarta a constituição de uma Comissão Especial de Investigação sobre o apagão.
"Se for legal, já está decidido", teria dito FHC sobre a inclusão na "comissão do apagão" do senador José Alencar (PMDB-MG) e do deputado Antônio Cambraia (PSDB-CE), respectivamente presidentes das comissões de Infra-Estrutura do Senado e de Minas e Energia da Câmara.
Os eventuais representantes nem sabiam da negociação em curso. "Acho que Executivo é Executivo e Legislativo é Legislativo", declarou Cambraia. "Confesso que fiquei sabendo disso agora e reconheço minha inadequação para essa posição", disse Alencar.
Na conversa com os peemedebistas, FHC voltou a dizer que desconhecia a gravidade da situação e as reais condições dos reservatórios. E ouviu de Renan mais um conselho para esquecer a proposta de multar os consumidores que ultrapassem eventuais níveis de consumo pré-fixados.
O senador Paulo Hartung (PPS-ES) propôs -e conseguiu aprovar- a realização na próxima terça-feira de uma audiência pública com a presença dos ministros Pedro Parente (Casa Civil) e José Jorge (Minas e Energia), do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, José Mário Abdo, e do presidente do Operador Nacional de Sistema, Mário de Melo Santos. "Vamos discutir o caso e as saídas, certamente passando pelos responsáveis pela situação", afirmou Hartung. "O setor [elétrico" foi paralisado para a equipe econômica fazer caixa ."


Texto Anterior: Patrimonialismo: Faoro usou tese de Weber para explicar o Brasil
Próximo Texto: Câmara decide hoje se instala CPI da energia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.