UOL

São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião lançará plano de emprego

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá fazer um balanço do desempenho orçamentário dos quatro primeiros meses de seu governo na terceira reunião ministerial marcada para a próxima segunda-feira, na Granja do Torto. Lula também irá lançar o programa Primeiro Emprego na reunião.
O tema central da reunião será a apresentação de um trabalho preparado por Guido Mantega (Planejamento) com uma avaliação do desempenho orçamentário de cada um dos ministérios.
A análise a ser apresentada por Mantega servirá para Lula cobrar mais empenho de muitos ministérios na execução dos Orçamentos. Cada um dos ministros também irá apresentar um relatório sobre os seus desempenhos.

Transportes
De acordo com o que a Folha apurou, o Ministério dos Transportes, por exemplo, que tem cobrado a liberação de mais recursos do governo, deverá ser um dos principais alvos de cobrança de Lula. O ministro Anderson Adauto (Transportes), apesar de estar pedindo mais recursos, não gastou o orçamento previsto para os quatro primeiros meses.
Lula também deverá anunciar o início do processo de descontingenciamento de recursos para muitos ministérios, já que a arrecadação federal nos quatro primeiros meses foi superior à prevista. Os ministérios que cumpriram seus orçamentos deverão ser os mais favorecidos.
A reunião poderá servir também para Lula começar a dar a partida para a chamada "fase dois" do governo, a virada na economia para o crescimento.
A senha deverá ser dada com dois fatos previstos para ocorrer na reunião. O primeiro deverá ser o lançamento do programa Primeiro Emprego, cujo lançamento estava previsto para o dia primeiro de maio, mas foi adiado.
Ontem à noite, o presidente se reuniu no Palácio do Planalto com os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antonio Palocci (Fazenda), Guido Mantega (Planejamento) e Jacques Wagner (Trabalho) para discutir o programa.

Planejamento
O outro fato deverá ser o anúncio da primeira versão do PPA (Plano Plurianual), uma espécie de superorçamento para o período de 2004 a 2007 que servirá de base para o governo montar um planejamento estratégico de longo prazo.
Uma primeira versão do PPA será entregue hoje pelo ministro Guido Mantega ao presidente Lula. O documento possui 25 páginas e aborda diversos temas, como política ambiental e política industrial.


Texto Anterior: Governo libera R$ 873 mi para Transportes
Próximo Texto: Justiça 2: AGU prepara resposta de Lula a interpelação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.