São Paulo, quinta, 16 de julho de 1998

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Reforço no time
Nizan Guanaes (DM9) e Fernando Barros (Propeg) tiveram uma conversa anteontem para acertar uma parceria de marketing na campanha de FHC. Barros diz que acha "legítimo" que o comando fique com Nizan. Falou que só falta acertar detalhes sobre sua função.

Final de novela
Nizan Guanaes diz que nunca vetou o publicitário Fernando Barros e que já o convidara "400 vezes". Para o marketeiro, quem, no Planalto, fala que ele resiste a Barros quer dividir o comando da campanha. Lembra que já trabalharam juntos em 94.


Sonhando com uma rede
Candidato ao Senado em SC, Jorge Bornhausen pode ter Ratinho em seu palanque. O pefelista popularizaria seu perfil. O apresentador da Record não estaria interessado em dinheiro, mas em eventual apoio político para obter concessões de TV.

Primeira crise
Convidado, Álvaro Dias (PSDB) não vai ao comício que FHC fará em Maringá (PR), em agosto. Não aceitar dividir palanque com Jaime Lerner (PFL) e Toni Garcia (PPB), seu adversário na disputa pelo Senado.

Pegando pesado
De Osmar Dias (PSDB-PR), sobre o comício que FHC fará em Maringá (PR): "Antes de subir no mesmo palanque que Toni Garcia, o presidente deveria consultar os processos a que ele responde no Banco Central".

Embrião de ouvidoria
Michel Temer (PMDB) vai inaugurar um serviço gratuito na Câmara para receber reclamações da população e para dar informações sobre as atividades da Casa. A partir de 1º de agosto, os contatos poderão ser feitos pelo telefone 0800-619619.

Guerra de números
O senador Carlos Bezerra (PMDB) diz ter pesquisa mostrando que Júlio Campos (PFL), candidato ao governo do MT, cresceu depois de ter recebido seu apoio. Há levantamentos que apontam em outra direção.

Nepotismo e...
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Nelson de Abreu Pinto, deu uma declaração falsa ao Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo para emplacar a filha Márcia Regina Highi Pinto como juíza classista.

...drible na lei
Pela lei, um juiz classista precisa de ter dois anos, no mínimo, de vínculo com uma empresa. Pinto declarou que a filha é sócia da Picolo Park Hotel Ltda. desde maio de 89, mas documento da Junta Comercial de SP mostra que isso só ocorreu em janeiro.

Esquerda, volver
A Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura), até bem pouco tempo controlada pelo PSDB, decidiu apoiar Lula (PT). E recomendou às suas 24 federações e 3.600 sindicatos que se engajem na campanha.

Bola na trave
FHC convidou os jogadores da seleção brasileira para a recepção que dará no dia 22 para Nelson Mandela, presidente da África do Sul, no Itamaraty. Ninguém entendeu para quê.

Não quer ser o único
Itamar (PMDB) sente-se atacado pela intervenção de Serra no SUS de Juiz de Fora, seu reduto eleitoral. Alega que mais prefeitos fizeram como Tarcísio Delgado, que desviou verba do sistema para pagar servidores.


Mudou de 94 para cá
Ruth Cardoso vai ao comitê de campanha de seu marido, FHC, domingo, participar de reunião sobre programa de governo.

Boa vontade
A OAB e a CNBB vão coletar assinaturas em favor de um projeto de lei sobre compra de votos. Em vez de crime, viraria infração eleitoral. Objetivo: apressar o andamento processos.

Tentativa jurídica
Aldo Rebelo (PC do B) entra hoje no TRE-SP com pedido de impugnação da candidatura de Moreira Ferreira (ex-Fiesp) a deputado federal. Acusa o pefelista de ter usado recursos públicos do Sesi com fins eleitorais.

TIROTEIO

De Jaques Wagner (PT-BA), sobre Euclides Scalco admitir que o PSDB copiou, mas não plagiou programas do PT:
- Precisam avisar também o coordenador do programa reeleitoral, Carlos Pacheco. Assim ele pára de dizer besteira sobre o PT copiá-los. Até porque é difícil achar algo para copiar de FHC.

CONTRAPONTO

Masturbação sociológica
Na campanha de 1982, quando foi restabelecida a eleição direta para governador durante o regime militar, o PT foi acusado pelo PMDB e outros partidos de dividir a oposição, por lançar candidatos próprios nos Estados.
Os peemedebistas diziam que, com essa atitude, o PT acabaria ajudando a eleger os candidatos do regime. Em São Paulo, Lula tiraria votos de Franco Montoro. E, em Minas, Sandra Starling prejudicaria Tancredo Neves.
Preocupado, o PT convocou a filósofa Marilena Chauí (USP) para rebater a tese do voto útil.
Em Minas, Sandra Starling convidou todos os candidatos do partido para o debate com Chauí. Entre eles, Vicente Nica, um agricultor do Vale do Jequitinhonha.
Nica foi e ouviu Chauí pacientemente por mais de uma hora. No final, Sandra perguntou o que ele havia achado. Sem pestanejar, Nica respondeu:
- Muita mentalidade e pouca realidade. Não aprendi nada!



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.