São Paulo, quarta-feira, 16 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HORÁRIO ELEITORAL
Partidos escolhem combate à corrupção e segurança pública como temas centrais da propaganda; presidenciáveis do PT e do PPS aparecem
Corrupção e violência dominam estréia

DA REDAÇÃO

Os temas que marcaram a estréia do horário eleitoral gratuito na TV ontem foram o combate à corrupção e a segurança pública.
O programa do PPB mostrou cenas de violência na capital paulista. Muitos candidatos a vereador pepebistas usaram seu tempo para defender Paulo Maluf. "Só Maluf tem a experiência, a coragem e a capacidade para recuperar São Paulo", disse o vereador Salim Curiati.
Robson Carneiro, do PPB, usou uma camisinha para fazer alusão à importância do voto: "Para a sua segurança, não se esqueça de proteger o seu voto também".
A coligação PMDB-PFL procurou mostrar que Romeu Tuma é o candidato ideal para combater a violência. "O Tuma não é palpiteiro, não. Ele é do ramo. É o único candidato que tem autoridade para falar em segurança", defendeu Afanasio Jazadji.
O líder petista Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal José Genoino apareceram falando da importância do voto na propaganda do PT. Mas o partido centrou seu ataque na corrupção: "Limpar a casa com dignidade. Lavar a alma com honestidade. Varrer o lixo com integridade. (...) São Paulo vai dar a volta por cima", diz o jingle petista.
Candidatos do PSDB também empunharam a bandeira do combate à corrupção. Os que são vereadores defenderam-se dizendo que votaram a favor da instalação de CPI na Câmara paulistana. Outros arriscaram diagnóstico: "A nossa cidade tem um câncer que se chama corrupção. Mas, como você sabe, até câncer tem cura", declarou Carlos Alberto Jr..
Cenas com o presidenciável Ciro Gomes ocuparam quase todo o programa do PPS. Telespectadores mais despercebidos podem ter confundido a campanha do PPS com a que vem logo depois, a do PRN, cujo candidato a prefeito chama-se Ciro. A propaganda do PSB fala em "saudade" da administração da ex-prefeita: "Volta Luiza", dizem os candidatos.
O PSTU atacou o governo federal e mostrou imagens de Eduardo Jorge e do ex-juiz Nicolau. "Eduardo, da turma do Lalau, foi tesoureiro de FHC. Fora FHC e o FMI." Fernando Collor de Mello, que teve sua candidatura a prefeito rejeitada pela Justiça, apareceu ontem ao lado dos candidatos a vereador no propaganda do PRTB. Ele falou na abertura e no encerramento do programa, além de aparecer com cada candidato.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.