São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Marta abre 15 pontos sobre tucano, diz Ibope

Pesquisa mostra que petista cresceu de 34% para 41%, enquanto Alckmin foi de 31% para 26%; Kassab e Maluf empatam em 3º

Eventual segundo turno entre Marta e Alckmin tem empate técnico; ex-prefeita soma 47% das intenções de voto, ex-governador, 42%

Alex Almeida/Folha Imagem
A candidata à prefeitura Marta Suplicy (PT) durante o lançamento de seu programa de governo no sindicato dos engenheiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Marta Suplicy subiu sete pontos percentuais na corrida pela prefeitura, de acordo com o Ibope, e abriu uma vantagem de 15 pontos sobre o segundo colocado, Geraldo Alckmin.
A petista aparece com 41% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada ontem. O tucano, que tinha 31% em julho, caiu para 26%.
A margem de erro do levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", é de três pontos para mais ou para menos.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) continua empatado na terceira colocação com Paulo Maluf (PP). Ele oscilou de 10% para 8%, enquanto o ex-prefeito manteve seus 9%.
Soninha (PPS) continua com 2%. Ivan Valente (PSOL) atingiu 1%. Ciro Moura (PTC), que antes tinha 1%, agora não pontuou. Os votos brancos e nulos somam 7%, 5% não sabem em quem votar ou não opinaram.
Com 41%, Marta, para vencer no primeiro turno, precisa ter mais pontos do que a soma de todos os seus adversários, que, hoje, têm juntos 46%.
O Ibope ouviu 805 pessoas entre os dias 12 e 14 deste mês. O levantamento foi registrado na 1ª Zona Eleitoral da capital sob o número 01700108-SPPE.
A divulgação da pesquisa ocorre às vésperas do início do horário eleitoral gratuito de rádio e TV, que começa a ser veiculado a partir de terça-feira da semana que vem, com os candidatos à Câmara Municipal. No dia seguinte, serão veiculados os primeiros programas da campanha majoritária.
Nas simulações de segundo turno, Marta conseguiu superar Alckmin numericamente, mas, por conta da margem de erro, o empate técnico permanece. A situação dos dois candidatos praticamente se inverteu. Marta subiu de 43% para 47%, enquanto Alckmin caiu de 47% para 42%, aponta o Ibope.
Num eventual segundo turno, Marta venceria Kassab por 55% a 30%. Se a disputa fosse entre Alckmin e Kassab, o tucano ganharia com 57%, contra 20% do democrata.


Texto Anterior: Repasse Federal: Prefeitos da base candidatos à reeleição recebem mais recursos
Próximo Texto: AMB inclui 6 ações contra Marta na "lista suja"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.