São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido usa votação para testar urna eletrônica

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT quer aproveitar a eleição direta para fazer uma "demonstração" prática da viabilidade de suas propostas para aperfeiçoar o sistema de votação eletrônica.
Cerca de 58% do colégio eleitoral votará em 884 urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. O PT já sugeriu ao TSE que nas eleições de 2002 seja criada uma comissão externa, formada pelos partidos, de acompanhamento da eleição, além de realização de uma cerimônia pública de lacração do CD-Rom contendo o programa fonte das urnas.
O partido também sugere a realização de uma "eleição paralela", em que algumas urnas são retiradas do processo eleitoral e, na presença de fiscais, têm votos computados abertamente em intervalos regulares. Os mesmos votos são marcados em uma planilha e, no final, compara-se o resultado, para ver se confere.
O procedimento serve para revelar, por amostragem, se as urnas estão funcionando bem. Os procedimentos serão acompanhados pelo ministro Fernando Neves, do TSE. A previsão do PT é que a apuração dos votos seja encerrada na terça-feira.


Texto Anterior: Radicais querem ganhar espaço e influenciar agenda
Próximo Texto: "Programa do PT para 2002 está em jogo", diz Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.