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Estado tem pouca esperança de cumprir metas
DA AGÊNCIA FOLHA
A expectativa do governo de
cumprir as metas de dois projetos
estratégicos do Avança Brasil, os
corredores de transporte São
Francisco e Sudoeste, é "muito
baixa". A avaliação consta de relatório de avaliação de 2001, feito
pelo Ministério do Planejamento
e pelos gerentes de cada projeto.
Os corredores São Francisco e
Sudoeste promoveriam a integração de rodovias, ferrovias e hidrovias para a redução de custos de
transporte no Nordeste e nos Estados de Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul e Goiás.
Nos dois primeiros anos de vigência dos projetos, ou seja,
transcorridos 50% do tempo, foram liberadas 29,4% das verbas
do governo federal previstas para
o Corredor Sudoeste e 13,7% para
o Corredor São Francisco. A implementação do projeto nos Estados do Centro-Oeste facilitaria a
distribuição, com custos reduzidos, de produtos pecuários e de
grãos, principalmente da soja.
Uma das obras previstas é a
construção de uma ferrovia de
525 km entre as cidades de Alto
Taquari e Cuiabá, no Mato Grosso. Até agora foi concluído apenas
trecho de 90 km até Alto Araguaia. Outras obras não chegaram a sair do papel, como a ampliação do porto fluvial de Cáceres, também no Mato Grosso.
O gerente do Corredor Sudoeste, programa do Ministério dos
Transportes, José Maria da Cunha, disse que as limitações financeiras dificultaram o avanço do
projeto.Ele reiterou que a expectativa de cumprir as metas é muito baixa: "Eu acho que não conseguiremos, não. Vamos viver uma
transição de governo agora, há todo um processo de adaptação".
Já no Corredor São Francisco
não saíram do papel obras como a
ferrovia Unaí-Pirapora, em Minas
Gerais, nem a recuperação do trecho ferroviário entre Candeias e
Salvador Pinto, na Bahia. Uma série de ações como adequação de
pontes e travessias urbanas, construção de acessos rodoviários,
anéis ferroviários e rodoviários,
contornos e recuperação de trechos não foram implementados.
A assessoria do Ministério dos
Transportes informou que apenas três ações do Corredor São
Francisco são consideradas estratégicas: os projetos seriam a pavimentação da BR-116 entre Euclides da Cunha e Ipó, na Bahia, a
duplicação e restauração de 153
km da BR-101, em Sergipe, e obras
de derrocamento e sinalização na
hidrovia do São Francisco. Elas
estariam em andamento.
(FERNANDA KRAKOVICS E RANIER BRAGON)
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