São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

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Estado tem pouca esperança de cumprir metas

DA AGÊNCIA FOLHA

A expectativa do governo de cumprir as metas de dois projetos estratégicos do Avança Brasil, os corredores de transporte São Francisco e Sudoeste, é "muito baixa". A avaliação consta de relatório de avaliação de 2001, feito pelo Ministério do Planejamento e pelos gerentes de cada projeto.
Os corredores São Francisco e Sudoeste promoveriam a integração de rodovias, ferrovias e hidrovias para a redução de custos de transporte no Nordeste e nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Nos dois primeiros anos de vigência dos projetos, ou seja, transcorridos 50% do tempo, foram liberadas 29,4% das verbas do governo federal previstas para o Corredor Sudoeste e 13,7% para o Corredor São Francisco. A implementação do projeto nos Estados do Centro-Oeste facilitaria a distribuição, com custos reduzidos, de produtos pecuários e de grãos, principalmente da soja.
Uma das obras previstas é a construção de uma ferrovia de 525 km entre as cidades de Alto Taquari e Cuiabá, no Mato Grosso. Até agora foi concluído apenas trecho de 90 km até Alto Araguaia. Outras obras não chegaram a sair do papel, como a ampliação do porto fluvial de Cáceres, também no Mato Grosso.
O gerente do Corredor Sudoeste, programa do Ministério dos Transportes, José Maria da Cunha, disse que as limitações financeiras dificultaram o avanço do projeto.Ele reiterou que a expectativa de cumprir as metas é muito baixa: "Eu acho que não conseguiremos, não. Vamos viver uma transição de governo agora, há todo um processo de adaptação".
Já no Corredor São Francisco não saíram do papel obras como a ferrovia Unaí-Pirapora, em Minas Gerais, nem a recuperação do trecho ferroviário entre Candeias e Salvador Pinto, na Bahia. Uma série de ações como adequação de pontes e travessias urbanas, construção de acessos rodoviários, anéis ferroviários e rodoviários, contornos e recuperação de trechos não foram implementados.
A assessoria do Ministério dos Transportes informou que apenas três ações do Corredor São Francisco são consideradas estratégicas: os projetos seriam a pavimentação da BR-116 entre Euclides da Cunha e Ipó, na Bahia, a duplicação e restauração de 153 km da BR-101, em Sergipe, e obras de derrocamento e sinalização na hidrovia do São Francisco. Elas estariam em andamento. (FERNANDA KRAKOVICS E RANIER BRAGON)


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