São Paulo, sábado, 16 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GARIMPO

Três grupos disputam a área

Comissão intervém em conflito de Serra Pelada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Agentes da Polícia Federal e deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara vão intervir no conflito entre garimpeiros em Serra Pelada, no município de Curionópolis (PA).
A comissão chega à região na terça-feira acompanhada de agentes federais. No mesmo dia, o governador do Pará, Almir Gabriel (PSDB), convocou uma reunião com o prefeito de Curionópolis, Sebastião Curió (PMDB), que comanda um dos grupos de garimpeiros. Três grupos rivais disputam o comando da Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) e o direito de explorar cem hectares de terra no garimpo.
Um grupo vindo de Marabá (PA) e liderado pelo garimpeiro Luiz da Mata está acampado há cinco dias a 14 quilômetros de Serra Pelada e ameaça invadir a região do garimpo.
Um outro grupo de 6.000 garimpeiros, liderado pelo prefeito Curió, montou uma guarita na entrada do garimpo. O prefeito afirma que um confronto é iminente no local.
No terceiro grupo está o presidente da cooperativa, João Lepos, que foi reintegrado ao cargo anteontem por decisão judicial. Ele havia sido deposto da Coomigasp por diretores ligados a Curió. Eles acusam Lepos de desvio de verbas no comando da cooperativa.


Texto Anterior: Saiba mais: Obra de Prêmio Nobel condena política do FMI
Próximo Texto: Pará: Procuradoria Eleitoral pede cassação de Jatene
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.