UOL

São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista defende criação de partido em 2005 para reunir insatisfeitos

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-deputado federal do PT Milton Temer defendeu ontem a criação, em 2005, de um novo partido de esquerda, que aglutinaria todos os parlamentares insatisfeitos com os rumos do governo Lula, incluindo a senadora Heloísa Helena (AL) e os deputados Luciana Genro (RS), João Fontes (SE) e João Batista de Araújo, o Babá (PA), expulsos do partido anteontem. Ele não descartou, até mesmo, uma união com o PSTU.
Segundo Temer, a criação da nova legenda seria a consequência natural do fórum de debates sobre os rumos da esquerda brasileira que ele e os professores Carlos Nelson Coutinho, das UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Leandro Konder, da PUC-RJ, estão colocando em prática. O grupo, que se desfiliou do PT esta semana, se reúne no Rio na próxima quinta-feira.
"Acho que esse movimento deve culminar numa legenda em 2005", afirmou ele.

Hegemonia
O vice-presidente nacional do PT, Valter Pomar, um dos coordenadores da corrente de esquerda Articulação de Esquerda, criticou ontem a decisão de petistas históricos de se desfiliarem do partido. Segundo ele, sua corrente continuará disputando a hegemonia. Hoje, a esquerda detém apenas 30% do PT.
"As pessoas são livres para seguir seu caminho. Se elas acham que não têm mais espaço dentro do partido, que construam um outro. Nós vamos continuar disputando o PT. É prematuro jogar fora duas décadas de construção política por conta de um ano de governo federal", afirmou.
Pomar e os dirigentes Joaquim Soriano, da Democracia Social, e Jorge Almeida, da Força Socialista, ambas correntes da esquerda do PT, participaram, à noite, de um protesto, no Rio, contra a expulsão dos radicais.
Pomar disse que defendeu a permanência da senadora Heloísa Helena no partido, mas afirmou que o partido não se resume a ela. "Não é possível contrapor a história de um partido ao destino de uma pessoa."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Lula usa revista para promover ações do governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.