São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirigentes do PT defendem a mudança na lei

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, disseram ontem ser contra a reeleição.
"Eu defenderia, como fórmula mais adequada para um país como o Brasil, um mandato um pouco maior -um ano a mais-, sem reeleição para todos os níveis administrativos: prefeitos, governadores e presidente", disse Berzoini, em entrevista ao portal do PT na internet.
O presidente do PT afirmou que deveria ser estudada a unificação do calendário eleitoral, com todos os mandatos executivos sendo renovados no mesmo ano. "De modo que teremos um ano eleitoral e quatro anos sem eleição, para que seja possível dar um curso mais efetivo à administração do Estado brasileiro", disse Berzoini.
Chinaglia afirmou que, dificilmente, o tema será votado na Casa em tempo hábil para que uma eventual mudança já pudesse ser aplicada nas eleições municipais de 2008.
Ele disse que votou contra o instituto da reeleição, em 1997, por acreditar que a medida tinha "um sabor conjuntural", ou seja, atendia aos interesses do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que ficou no cargo de 1995 a 2002.
"E eu continuo contra, independentemente de haver ou não acordo entre os partidos da base do governo ou de oposição. É uma posição, eu diria filosófica, porque eu creio que quem está no cargo, inapelavelmente, se beneficia. E eu temo que isso não se traduza em um pleito absolutamente democrático. Portanto, sempre fui contra e continuo contra um instituto de reeleição para o Poder Executivo."


Texto Anterior: Aécio defende mandato de 5 anos e fim da reeleição
Próximo Texto: Ministério Público: TRE julga se procurador pode obter dados sem autorização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.