São Paulo, quarta, 17 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-governador expropriou empresas

da Sucursal do Rio

Sorrindo, o ex-governador Leonel Brizola afirma que, em matéria de nacionalização, ele é professor. "Sou um catedrático nessa matéria", diz. "Sou o único governante que expropriou empresas concessionárias de serviço público."
Em 1962, ele encampou a Companhia Telefônica Rio-Grandense, subsidiária da norte-americana ITT. Na época, o caso foi visto como uma ato nacionalista. Hoje, Brizola vê de forma diferente. "Se fosse uma empresa gaúcha, carioca ou paulista, faria o mesmo."
Descontente com o serviço prestado, ele negociou durante dois anos a criação de uma sociedade de economia mista. Após um juízo arbitral ter avaliado a empresa, a direção da ITT voltou atrás. Brizola optou pela encampação.
No caso da Vale do Rio Doce, Brizola admite uma indenização "adequada", sem definir quanto exatamente. Em 1959, Brizola fez sua primeira encampação: a Companhia de Energia Elétrica Rio-Grandense, filial da norte-americana Amforp. A indenização adequada no caso foi o valor simbólico de CR$ 1.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.