São Paulo, terça-feira, 17 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Lula triste

Em meio à cacofonia engajada da blogosfera, sites e telejornais voltaram ontem às vaias, em manchete.
Do "Jornal da Record" à Folha Online, "Lula diz que ficou triste com vaias". No Globo Online, sarcástico, "Vaia é uma reação humana, diz Lula". Na Reuters Brasil, "vaias foram tristes, mas não representam o Rio". No "Café com o Presidente" e em destaque no "Jornal Nacional", a passagem "várias pessoas vieram me dizer que tinha sido organizado". Na manchete do Terra, o governador Sergio Cabral espalhou que foi "armação" e veio de grupo "muito bem acomodado".
Eram os convidados de Cesar Maia, o prefeito que buscava ontem dividir o foco dizendo ao Globo Online que José Serra, ele sim, se mostrou feliz com as vaias.

"NÃO É O ÚNICO"
Da Argentina, o "Clarín" consolou Lula, dizendo que "não é o único" e que Hugo Chávez sofreu nos estádios da Copa, "muitas vezes", com os versos cantados, na linha "vai cair/ a ditadura vai cair".

"É UM AMIGO"
Da Venezuela, o próprio Hugo Chávez reapareceu, via despacho da agência France Presse, nas manchetes de UOL e Terra, à noite, com declarações como "ninguém me fará brigar com Lula".

LULA NA ÁFRICA

Após artigos publicados da América Latina à Ásia, semanas atrás, Lula assinou ontem no "Accra Daily Mail", "um dos maiores jornais de Gana", segundo o monitoramento de mídia da BBC. Sob o título "África, América Latina e a revolução dos biocombustíveis", o texto coincide com um encontro das diplomacias de África do Sul, Brasil e Índia, hoje. A África é dada como continente alvo de disputa comercial entre os EUA e a China, como se lia ontem no site do "New York Times".

SUL-SUL-SUL
Na capa do indiano "The Hindu", ontem, a notícia de que a reunião de chanceleres da IBSA (Índia, Brasil e África do Sul), hoje, deve lançar um "grande espaço econômico" com os mercados regionais encabeçados pelos três. Diz Celso Amorim que é para "encarar o Norte de forma criativa, competitiva". Em paralelo, o "Times of India" anunciou o início da compra de minério de ferro do Brasil.

PROTEÇÃO À CARNE
O crescente protecionismo europeu está em teste, com o lobby iniciado por Irlanda e Escócia contra a carne do Brasil. O comissário europeu de agricultura recusou, como destacaram ontem sites dos dois países e até o UOL, mas a exigência de restrições voltou em horas, segundo agências como Dow Jones, feita agora por parlamentares europeus.

PROTEÇÃO A TUDO
Na manchete do "NYT", "Um novo populismo incita os democratas na economia". A "ressurreição populista" envolve parlamentares e, em especial, os presidenciáveis favoritos, Barack Obama e Hillary Clinton. Os alvos são a "exportação de empregos" e, claro, importações em geral.

MAIS BEREZOVSKY
Na manchete dos sites do "Guardian" ao "Le Figaro", a escalada no confronto entre o Reino Unido e a Rússia, em torno do episódio do espião russo morto em Londres.
No francês, o enunciado foi para o "miliardário" exilado Boris Berezovsky, que acusou o presidente russo, Vladimir Putin, pelo assassinato. Putin que acusou antes Berezovsky, segundo o "Guardian". É o mesmo personagem da MSI, do Corinthians, que enfrenta um pedido de prisão por aqui.

O FIM DAS SUPERMODELOS

forbes.com
A brasileira na home da "Forbes"


Na manchete da "Forbes", mais uma lista, a das "modelos com maior renda do mundo". Porém com constatação de que "a era das supermodelos acabou". "Ainda fazem milhões", diz a revista, citando a primeira, Gisele Bündchen, com US$ 33 milhões. Mas nem ela mais é exemplo, por receber "mais que o triplo" dos US$ 9 milhões da vice, Kate Moss.
Gisele "é um cavalo de carga que lidera de longe, mas", avisa a "Forbes", "prepare-se para um declínio de sorte, com o fim de seu contrato recorde na Victoria's Secret".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Governo eleva gastos com o 7 de Setembro
Próximo Texto: Justiça aceita nova denúncia contra o pivô do mensalão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.