São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2008
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Painel RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br Só pensa naquilo
Lula está tomado pela idéia de anunciar, muito antes do final de seu mandato, um projeto de grande
porte para o país na esteira das possibilidades abertas
pelo petróleo da camada pré-sal. Em reunião no Planalto, disse a auxiliares que, ainda que a exploração
demore três ou quatro anos para começar, a decisão
sobre o que fazer tem de ser tomada agora. No mínimo. Pelas informações que lhe foram apresentadas até agora, Lula trabalha, no cenário mais conservador, com a perspectiva de que o pré-sal eleve o Brasil para o patamar de reservas da Venezuela. Só que com petróleo de melhor qualidade. PT Oil. Comentário de um petista diante do fervor com que senadores do partido, Aloizio Mercadante (SP) e Ideli Salvatti (SC) à frente, passaram a defender nova repartição dos royalties e marco regulatório específico para o pré-sal: "De repente, surgiu um monte de especialistas em petróleo na bancada do PT". Tamos aí. Bastou Lula conclamar, durante solenidade na UNE, as chamadas entidades da sociedade civil a embarcar na onda nacionalista para a União Geral dos Trabalhadores lançar a campanha "O pré-sal é nosso". O presidente da UGT, Ricardo Patah, diz que se trata de novo "vetor da distribuição de renda". Termômetro. As primeiras tomadas de temperatura indicam que a reserva indígena Raposa/Serra do Sol não manterá o atual desenho depois de passar pelo julgamento do STF no próximo dia 27. Sujou. Em reunião no Planalto, alguém perguntou o que pretende o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), com iniciativas como bombardear a MP que cria o Ministério da Pesca. Resposta vinda do alto: "Seja lá o que for, ele não está num bom caminho para conseguir". Nova opção. Se Marta Suplicy vencer a eleição em São Paulo, os partidos do chamado "bloquinho", que hoje investem exclusivamente em Ciro Gomes (PSB) para 2010, passarão a comprar ações também da petista. Sua candidatura abriria caminho para Aldo Rebelo (PC do B) virar prefeito. Há até quem sugira Ciro para vice da ex-ministra. Gatilho 1. A campanha de Gilberto Kassab (DEM) fez pesquisas qualitativas para testar o desempenho do candidato nas inserções de 15 segundos que serão usadas a partir desta semana na propaganda eleitoral. A série de comerciais mais bem avaliada pelos eleitores tem o título de "Meu nome é Trinity". Gatilho 2. Nesse faroeste italiano dos anos 70, dois irmãos engraçados e meio trapalhões, rápidos no gatilho e bons de briga, tentam salvar uma cidade das mãos de ladrões de gado. Nada a ver com a dupla Serra e Kassab. Assumido. Aécio Neves está por todo lado no site da campanha de Márcio Lacerda (PSB) em BH. O governador tucano aparece em vídeos, foto e no jingle, que escancara a relação: "Eu tô com Lula, Aécio, Márcio e Pimentel". Credenciais 1. ACM Neto (DEM) quase não utilizará imagens de estúdio em sua propaganda eleitoral. Líder das pesquisas em Salvador, o candidato atuará como apresentador dos programas, que serão gravados na rua. Credenciais 2. Logo no primeiro dia, Neto exibirá imagens do avô. O ex-governador Paulo Souto e o radialista Raimundo Varella também entram na estréia. com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO
Tiroteio
Contraponto
Silvio Costa (PMN-PE) foi procurado por um candidato
a prefeito de um pequena cidade pernambucana. |
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