São Paulo, sábado, 17 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos da esquerda batem boca

DA REPORTAGEM LOCAL

Os candidatos Plínio de Arruda Sampaio, apoiado pela tendência Ação Popular Socialista, e Maria do Rosário, do Movimento PT, protagonizaram o único bate-boca do debate, ontem, entre os concorrentes à presidência da sigla.
Sampaio afirmou que os candidatos são divididos em dois blocos. "O bloco majoritário é a turma do José Dirceu, do [José] Genoino, do [Ricardo] Berzoini, da Maria do Rosário. É o pessoal que apoia o governo", disse. "E tem o bloco com visão muito crítica."
Maria do Rosário respondeu dizendo que "o PT é muito mais inteligente do que a divisão entre um bloco e outro". "Reducionismos nos empobrecem. Estranham-me as posições do companheiro Plínio quando diz que só permanecerá no PT se as suas posições forem vitoriosas", afirmou, referindo-se a declarações do concorrente segundo as quais deixará o partido caso o Campo Majoritário, de Berzoini, saia vencedor das eleições internas do PT.
Ela cobrou o colega pelo fato de ele ter anulado o voto nas eleições municipais de 2004, quando a então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), enfrentou José Serra (PSDB) no segundo turno.
Sampaio não deu o assunto por encerrado. "De fato não votei na Marta. Declarei que iria votar nulo porque a Marta era apoiada pelo Maluf, fez uma campanha milionária, que não tem nada ver com o PT", disse. "Acho que tem de ter disciplina partidária, mas não pode ter patrulhamento."
Ele disse que só deixará o partido quando o PT não for mais "um instrumento da luta do povo". "Se não for instrumento, se ficar [no PT], já é por causa de fanatismo. Fanatismo não conduz a coisas corretas", afirmou o candidato.
Sampaio foi além. "O PT foi arrasado por uma política errada, por uma estratégia política equivocada. Quem ganha eleição com Duda Mendonça não governa. O grande escândalo dessa República é o fato de que o partido disse 25 anos uma coisa, chegou no governo e foi obrigado a dizer outra diametralmente oposta." (CC)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/PT X PT: Ataque à política econômica une petistas
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Sociedade civil: Intelectuais de esquerda criticam blindagem de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.