São Paulo, Domingo, 17 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-governador asfaltou acesso a local

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

O pré-candidato do PPS à Presidência da República, Ciro Gomes, mandou asfaltar o trecho de 13 quilômetros da CE-025, que liga Fortaleza ao complexo turístico Beach Park, em Aquiraz, quando era governador do Ceará (90-94).
No último domingo, a Folha informou que Ciro asfaltou a estrada. Ele havia contestado a informação: "Não construí a estrada de acesso ao parque, ela foi construída em outro governo e é asfaltada desde a década de 80".
A estrada foi asfaltada pela primeira vez no governo de Virgílio Távora (78-82), quando a praia do Porto das Dunas, na qual fica o Beach Park, era pouco habitada. Com a criação do complexo turístico, em 85, a região cresceu e tornou-se um dos pólos de atração turística do Ceará.
O superintendente do Dert (Departamento de Edificações Rodovias e Transportes do Ceará), Lúcio Bonfim, disse que o governo cearense resolveu asfaltar novamente a estrada em 94 porque ""ela estava muito ruim, cheia de buracos e precisando constantemente de manutenção".
Bonfim, que no governo Ciro ocupou a diretoria de operações do Dert, disse que a estrada estava tão ruim que foi preciso fazer todo o recapeamento da via, com a fixação de uma nova camada asfáltica em toda sua extensão.
""Em alguns trechos, nós tivemos que fazer uma recuperação total da base da estrada, reconstruindo tudo", disse Bonfim.
Segundo ele, a obra de reforma da estrada reconstruiu os seus acostamentos e alargou um trecho de um quilômetro. ""Além disso, foi feita toda a sinalização vertical e horizontal da estrada, que era praticamente inexistente", disse.
A reforma, segundo o superintendente, foi licitada no dia 12 maio de 94. A construtora cearense Martins Porto venceu a licitação e o contrato da obra foi assinado no dia 22 de junho daquele ano. As obras tiveram início no dia 10 de julho e terminaram no dia 9 de janeiro de 95, nove dias após o governador Tasso Jereissati tomar posse.
Segundo ele, a obra foi contratada por R$ 633.573,00, mas necessitou de um aditivo que elevou seu preço para R$ 799.467,32.


Texto Anterior: Rumo a 2002: Fisco investiga elo entre Ciro e parque
Próximo Texto: Pré-candidato explica proposta de negociação da dívida interna
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.