UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOME SOCIAL

Verbas são de R$ 3,6 bi

Graziano diz que Fome Zero é saúde preventiva

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Graziano (Segurança Alimentar e Combate à Fome) defendeu ontem a inclusão de R$ 3,6 bilhões do Fundo de Combate à Pobreza no Orçamento do próximo ano como gastos em saúde. Parlamentares acusam o governo de estar maquiando o Orçamento para atingir o mínimo de investimentos exigido pela Constituição para a área.
"Saúde não é só gasto com hospital. Valorizar alimentação e saneamento básico é fazer uma medicina preventiva, em vez de curativa", disse ele, que participou de café da manhã na Câmara com a bancada do Nordeste.
O ministro foi aplaudido ao falar do "milagre" que aconteceu na cidade de Guaribas (PI) depois que o Fome Zero foi implementado. "É uma coisa que vale a pena ver, o milagre que se opera quando você joga dinheiro nessas pequenas cidades e consegue estimular a produção agrícola local".
Segundo ele, uma das prioridades do Fome Zero para o próximo ano é um programa de educação alimentar. "Somos um país de gente famélica [faminta] e de gorduchos cheios de colesterol, hipertensão e diabetes", disse ele.
No encontro não houve referência ao mal-estar criado no início do ano após o ministro vinculou a violência urbana em São Paulo à migração de nordestinos. "Temos que criar emprego lá, temos que gerar oportunidade de educação lá, temos que gerar cidadania lá, porque se eles continuarem vindo para cá, nós vamos ter que continuar andando de carro blindado", afirmou Graziano na época.
"No começo, houve uma reação de justa indignação. Foi uma expressão infeliz, uma construção infeliz de uma frase, meu objetivo não era aquele, e [a frase] foi usada eleitoralmente", disse ele.
Questionado se sentia-se desprestigiado pelo fato de o Fome Zero ter virado um selo após a unificação dos programas, ele negou que sua pasta tenha sido esvaziada. (FERNANDA KRAKOVICS)

Texto Anterior: Esquerda recorre de decisão que favorece prefeita
Próximo Texto: Ministra no fogo: Benedita se diz inocente e rejeita devolução
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.