São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos têm preconceito contra pobres e nordestinos, diz petista

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINA GRANDE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MOSSORÓ

Em comícios ontem em Campina Grande (PB) e Mossoró (RN), Lula voltou seu discurso à massa que o ajudou a ter uma vantagem de mais de 6 milhões de votos sobre Geraldo Alckmin no primeiro turno: os nordestinos e os pobres. Acusou o PSDB de ter preconceito contra os primeiros e de só lembrar dos segundos em época de eleição.
"Perguntem ao PSDB quantos pobres eles ajudaram, quantas crianças? Nada", afirmou Lula em Campina Grande. "Porque aquela gente não vê pobre, aquela gente acha que pobre é só para eleição."
Lula atacou a atitude agressiva de Alckmin no primeiro debate do segundo turno, na TV Bandeirantes. "Vocês viram no debate como ele estava bravo", disse. "Bravo que nem a gota serena", declarou, utilizando expressão nordestina de espanto por uma situação inesperada. O público aplaudiu.
"Eu estava tranqüilo, porque aprendi na minha vida a ter um guia político", continuou Lula. "Esse guia político é o Gandhi [Mahatma Gandhi, 1869-1948]", disse. "É o homem que enfrentou a Índia. Era que nem eu, feio, mas uma pessoa destemida, uma pessoa que percorreu a Índia durante anos, até que conseguiu dobrar o império inglês. Depois o mataram."
Lula disse que segue a não-violência pregada por Gandhi. E aconselhou o público a não aceitar provocações. "Se alguém quer ficar bravo, deixa ficar. Mantenha-se calmo. Quem tem razão tem que ficar calmo."
O presidente voltou a provocar Alckmin ao lembrar que ele passou mal em carreata em João Pessoa, devido ao calor. "Ainda tenho comícios para fazer hoje em Mossoró e Belém, e amanhã em Manaus. Como sou nordestino, e o calor não me faz mal como faz para alguém, não faz mal eu ficar aqui", disse.
Em Mossoró, Lula usou o preconceito contra os nordestinos para atacar os tucanos. Para Lula, "na cabeça daquela gente, o Nordeste não existe".
"Eles acham que somos homens e mulheres de segunda categoria. Eles acham que não temos direito de partilhar da riqueza produzida neste país."
Para Lula, "na cabeça deles, nordestino é para ser pedreiro e fazer prédios no Centro-Sul".
Lula voltou a atacar as privatizações do PSDB. "Os tucanos são assim, não sabem produzir, só sabem vender o que os outros produziram para pagar a dívida que eles contraíram. Na verdade, eles são demolidores. Sabe aquele Exterminador do Futuro? São eles." (FÁBIO GUIBU E KAMILA FERNANDES)

Texto Anterior: Lula reclama da maratona pela reeleição
Próximo Texto: Saiba mais: Gamecorp obteve R$ 5 mi da Telemar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.