São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Metrô de Marta prevê crescimento chinês

Plano é de expansão de 11,75 km/ano; campanha do PT diz que "não há impedimento técnico para isso"

FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

A proposta da candidata Marta Suplicy (PT) de entregar 47 km de metrô até 2012, se cumprida, representará um recorde ocidental do setor. Isso porque seriam construídos, em média, 11,75 km por ano -número muito superior ao atual ritmo de expansão (1,8 km por ano entre 2001 e 2007), além de estar acima de casos de sucesso.
Os maiores índices de crescimento encontram-se na China. Xangai é o caso mais citado. Foram inauguradas três linhas em 2007, passando de 145 km para 230 km. A previsão é de mais três linhas em 2010, ampliando a malha para mais de 400 km.
Em São Paulo, o metrô é de responsabilidade do governo estadual. A empresa já disse não concordar com o projeto de Marta e diz que as linhas sugeridas pela petista "são incompatíveis com os fundamentos técnicos" e "são inadequadas ou ocasionariam distúrbios".
"Nós temos condições de fazer investimentos, juntando prefeitura e governos federal e estadual. Achamos que é possível abrir várias frentes de obras ao mesmo tempo. Não existe impedimento técnico para isso", afirma o coordenador da campanha de Marta, deputado federal Carlos Zaratini.
Os metrôs de Madri e Seul são outros casos citados. Em Seul, foram em média 11 km por ano de 1974 a 2000, enquanto em Madri, de 1995 a 2008, a média foi de 11,3 km.
"Ambas as cidades priorizaram o transporte público e investiram na sua racionalização. E ambas têm uma gestão única do transporte e a participação do governo federal na alocação de recursos", diz Emilliano Affonso, vice-presidente da Aeamesp (associação de engenheiros e arquitetos de metrô), lembrando que o governo federal não investiu dinheiro próprio em São Paulo nem colocou no Orçamento de 2009, como mostrou a Folha de setembro.
"Com o limite de endividamento do Estado hoje, não será possível contrair empréstimos para fazer uma média de 10 km de metrô por ano sem a participação do município e do governo federal."
Outro caso de sucesso, Nova Déli iniciou a malha em 2002 e tem 56 km -média de 9,33 km por ano. Desde 1994, Nova York teve média de 9,2 km.
Para Affonso, é possível superar a barreira dos 10 km por ano, mas um dado mais realista para a situação atual de São Paulo seria 7 km por ano, "o que já seria uma grande vitória". Ele explica que, para que isso ocorra, o governo federal teria que "realmente investir".
Pela proposta de Marta, seriam R$ 490 milhões por ano do governo Lula e R$ 490 milhões da prefeitura. Mas a própria ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já disse que o dinheiro virá por meio de financiamento, o que acarretaria custos para o cofre estadual.


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