São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Geólogo chefia observatório da UnB pela 2ª vez

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITACARAMBI

Lucas Vieira Barros, 57, doutor em geologia pela UnB (Universidade de Brasília), preside pela segunda vez o Observatório Sismológico da universidade, cargo que ocupou pela primeira vez de 1997 até 2005. É formado em engenharia eletrônica também pela universidade do Distrito Federal.
O Observatório Sismológico foi criado em 1968, a partir de uma estação sismológica instalada na universidade. No princípio, era somente um laboratório. O órgão está ligado ao Instituto de Geociências da UnB e é a principal referência no país em questões ligadas a tremores de terra.
As principais empresas de energia do país têm convênios com o Observatório Sismológico, que monitora as estações instaladas nas hidrelétricas brasileiras.
O órgão trabalha também para a ONU (Organização das Nações Unidas) -realiza, a partir de uma estação, a detecção de testes nucleares clandestinos no país.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Outro lado: Novo instituto assumiu parques, afirma Ibama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.