São Paulo, quarta, 17 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST

Ruralistas enviam vídeo
de invasão ao exterior

da Sucursal do Rio

O Sindicato Nacional dos Produtores Rurais está enviando para agências internacionais de notícias cópias de um vídeo mostrando supostas imagens do assassinato de um segurança da fazenda Borborema, em Tamarana (PR), durante invasão promovida pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Segundo o presidente do sindicato, Narciso Clara, a iniciativa é uma resposta à condecoração de um dos coordenadores nacionais do MST, José Rainha Júnior, com o Prêmio Internacional de Direitos Humanos, no último dia 11, na França. Em 88, o mesmo prêmio foi dado a Nelson Mandela.
"Querer comparar Rainha a Mandela é muita pretensão", afirmou Clara.
O segurança morto a tiros em 27 de abril na fazenda Borborema chamava-se José Lopes Oliveira. As imagens são de emissoras de televisão e já foram ao ar.

Outro lado
Um dos coordenadores nacionais do MST, Gilmar Mauro, disse à Folha que Clara "não representa absolutamente ninguém". "Nem queremos briga com ele, é um oportunista", afirmou.
Mauro disse que o incidente em Borborema foi um conflito entre sem-terra e pistoleiros, que atacaram os trabalhadores rurais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.