São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que trata candidatos "como filhos"

Lúcio Távora/Folha Imagem
Maluf e Ciro Nogueira em reunião que selou apoio a Chinaglia


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que "não terá interferência" na sucessão pela presidência da Câmara e que não tem preferência por um dos candidatos da base aliada. "Vocês sabem da relação que tenho com o Aldo, com o Arlindo. E eu trato os dois como filhos. Eu nunca vou a favor de um filho, eu vou sempre tentar a conciliação", disse após encontro com prefeitos.
"Se não resolverem entre os dois, que a democracia, com sua maioria absoluta, eleja aquele que a Câmara decidir que é melhor", acrescentou.
Lula, porém, escalou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para sondar o atual presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), sobre a possibilidade de ele desistir da candidatura.
Dilma visitou Aldo no último domingo. A ministra quis saber se ele enxergava "alguma alternativa para resolver o impasse" criado com a disputa.
Aldo disse que não iria desistir. Queixou a Dilma da suposta oferta de cargos, por parte da campanha de Chinaglia, em troca de votos.
A ministra garantiu a Aldo que Lula não iria endossar nenhuma negociação.
Ontem, o governo não se pronunciou sobre a visita.
O governo avalia que, por enquanto, a disputa entre os dois candidatos não abre o risco de uma vitória de um deputado não alinhado ao Planalto. Por enquanto, a candidatura de Gustavo Fruet (PSDB), não é vista como algo que divida a base aliada. "Não temos nenhum tipo de preocupação. Não cabe ao governo emitir juízo se o candidato da terceira via tem chance", disse o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais). (VALDO CRUZ E PEDRO DIAS LEITE)

Texto Anterior: Apoio político ao PAC influirá em ministério, afirma Tarso
Próximo Texto: Adesão: PP e PTB formalizam apoio a Chinaglia na disputa da Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.