São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNADORES

Central apóia Ciro

Força Sindical anuncia apoio a Alckmin em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Força Sindical, central que representa 5 milhões de trabalhadores em São Paulo, anunciou ontem seu apoio à candidatura do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à reeleição em São Paulo.
Na eleição presidencial, a Força apoiará o candidato Ciro Gomes (PPS). O presidente afastado da central, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, é candidato a vice na chapa de Ciro.
Apesar da decisão institucional da central, Paulinho manterá o seu apoio, já divulgado, ao candidato do PPS ao governo do Estado, Antônio Cabrera.
"A Força Sindical abriga diferentes correntes partidárias e, no Estado, Alckmin é a nossa decisão", afirmou João Carlos Gonçalves, o Juruna, presidente em exercício da Força.
"Apoiamos o governador Alckmin porque é nossa opção ao malufismo. Além disso, já temos um trabalho conjunto, que se construiu nas duas últimas eleições", declarou Gonçalves.
Apesar da decisão institucional, há correntes que apóiam o candidato do PPB ao governo, Paulo Maluf, em meio às lideranças sindicais reunidas na Força. A começar pela mulher de Paulinho, Elza, que é diretora da Força, e de Antonio Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo.
Também estiveram na reunião que ocorreu no final da manhã de ontem no Palácio dos Bandeirantes -em que foi declarado o apoio a Alckmin- representantes da central SDS (Social Democracia Sindical), que reafirmaram sua opção tucana em São Paulo.
A posição nacional da SDS, no entanto, deverá ser revista. A executiva da central se reúne hoje e amanhã em Aracaju. Há dois meses, tinham decidido manter nacionalmente apoio à candidatura do tucano José Serra.
"Mas agora estamos trabalhando para reabrir essa posição. Não encontramos espaço para entrar na campanha do Serra. Eles acham que já ganharam e não precisam de nós", declarou José Avelino Pereira, diretor financeiro da SDS e filiado ao PPS.



Texto Anterior: Ciro se isola em 2º, diz Vox Populi
Próximo Texto: Campanha: Lula vai a Itamar para assegurar apoio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.