São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Caixeiro-viajante

No dizer da BBC Brasil, on-line de São Petersburgo, "Comércio retoma negociações, como queria Brasil". As novas conversas foram "recebidas com surpresa" em meio à reunião do G8, pois o tema "não fazia parte da agenda oficial". O NYT.com e outros deram que a representante dos EUA viajou às pressas, com Celso Amorim e os demais, depois que "George W. Bush deixou claro que quer uma rodada robusta".
Para o site de "O Estado de S. Paulo", porém, "Lula volta da Rússia com uma vitória: elogio à silhueta". Foi depois de Bush "observar a cintura do brasileiro".

Como notou o "JN", Lula não se restringiu às negociações comerciais com Bush, Tony Blair e demais.
Falou sem parar em etanol, biodiesel, H-Bio. Na observação da BBC Brasil, "Lula entregou a Bush uma brochura sobre os combustíveis e, um pouco sem jeito, o americano posou para fotos".
 
Sempre o caixeiro-viajante, Lula já havia publicado no "Wall Street Journal" o artigo "Combustível para o pensamento", destacado no blog de Sérgio Dávila e outros.
O texto fala da "esperança" de redução na tarifa sobre o etanol do Brasil, mas sublinha que a parceria em energia não depende do corte. E que "todo mundo tem a ganhar".
 
Também às vésperas do G8, lá estava Lula em longa entrevista ao concorrente do "WSJ", o "Financial Times", na primeira página.
O correspondente do "FT", que não esconde a simpatia pelo oposicionista Geraldo Alckmin, bem que tentou questionar Lula, mas:
- Pressionado, o presidente desvia para um dos seus temas preferidos: o papel do Brasil no desenvolvimento de combustíveis alternativos. "Ninguém pode competir com o Brasil em etanol."

TÃO ELEGANTE
Nem comércio nem etanol. Na cobertura da Rússia, o que importava era "shit" ou "merda", expressão de Bush para descrever a situação no Líbano. O "JN" se saiu com "sinônimo de porcaria"; à tarde, a Globo acrescentou que "o termo, na verdade, não foi tão elegante".
Nos EUA, a polêmica on-line era publicar ou não. Num bate-papo, o colunista de mídia do "Washington Post" respondeu com humor, "m..., eu não sei". Segundo o site de mídia E&P, "NYT", "WP" e outros jornais já publicam desde 1973. E o porta-voz de Bush relatou que, ao saber, "o presidente revirou os olhos e riu".

globo.com/Reprodução
Sem imagens, os portais apelaram ao 'minuto a minuto' do futebol

HORÁRIO NOBRE
Ontem no "JN", "Daniel diz que Suzane teria contado que o pai tentou violentá-la quando era pequena".
No UOL, "Daniel diz que Suzane não perdeu virgindade com ele". No Terra, depois, "Suzane diz que seu pai era "maravilhoso" e não tinha amantes". E no iG, "Advogado de Suzane acusa réu de maconheiro".
O depoimento sobre masturbação na novela das oito ("mais informação do que eu precisava", segundo o blog de humor Kibe Loco) ganhou concorrência.

DIAGNÓSTICO
O Blog do Nassif, de Luis Nassif, não desiste da cobertura programática, ontem com "o diagnóstico da equipe de José Serra sobre o Estado de São Paulo". Educação e saneamento não estariam bem, foi tudo o que o blogueiro conseguiu levantar:
- O candidato tem receio de ser plagiado pelos demais.

REALIDADE
No Blog do Emir, de Emir Sader, também no UOL, consternação com "o Líbano de seu Nahul", seu pai, nascido perto de Beirute:
- Aquele passado, que parecia que não retornaria, volta a ser realidade... Impunemente, sem que nenhuma mediação internacional pare com o massacre dos libaneses.



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Crime de Unaí: PF prende acusado de matar fiscais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.