São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

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SUCESSÃO
Presidente grava minidiscursos, para regiões específicas, que serão apresentados em telões dispostos em caminhões
FHC inicia campanha eletrônica pelo país

EMANUEL NERI
da Reportagem Local


"Pé na Estrada", o projeto itinerante de campanha de reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para presidente, começa hoje e amanhã nos Estados do Sul e Sudeste. Vai percorrer 800 municípios do país.
Inicialmente serão 12 caminhões de grande porte, tipo carreta, adaptados para funcionar como palanques eletrônicos. Trata-se de uma versão mais sofisticada dos trios elétricos do Carnaval baiano. O sistema pode custar até R$ 500 mil por caminhão.
Além de um potente sistema de som, os caminhões terão ainda dois telões nos quais FHC fará pronunciamentos gravados especialmente para a região.
Cada caminhão terá uma ou duas bandas para shows. O programa, sempre à noite, começa com videoclipes de cantores famosos nacionais e internacionais -Madonna é uma das atrações.
Encerrados os clipes, começa a ser transmitida uma espécie de documentário com imagens da cidade visitada e depoimentos de lideranças locais. FHC fala na sequência -dependendo da região, seu discurso pode variar entre 4 e 7 minutos de duração.
Em seguida, candidatos a deputado que estão no caminhão fazem rápidos pronunciamentos. Terminada essa parte, um curto videoclipe mostra imagens de FHC e de pontos do país. Finalmente, começa o show das bandas que acompanham cada caminhão.
Os caminhões estarão a partir de hoje em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
No caso do Rio Grande do Sul, a programação começa amanhã, na cidade de Erechim (360 km a noroeste de Porto Alegre). Será visitada uma nova cidade a cada dia -só termina no dia 1º de outubro.
Segundo Bonifácio Brobio, da direção do PSDB gaúcho, o "Pé na Estrada" de seu Estado terá duas bandas -uma baiana, de axé music, e outra de música gaúcha. O esquema conta com um ônibus e um automóvel para o transporte de músicos e do pessoal de apoio.
O comitê de FHC não quis informar quanto custará cada um desses caminhões. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, os veículos serão alugados de trios elétricos já existentes e adaptados com sistema de vídeo em telões.
A Folha apurou que grande parte desses caminhões foi montada especialmente para a campanha. Em Salvador (BA), Raimundo Campos de Souza, que monta trios elétricos para o Carnaval, diz que um caminhão desse tipo não fica por menos de R$ 300 mil.
Incluídas despesas com contratos das bandas, combustível, hospedagem, contratação de pessoal para gravação de videoclipes locais, os custos com cada um desses caminhões pode chegar a R$ 500 mil -R$ 6 milhões se computados os 12 caminhões do programa.
Esse cálculo inclui o valor do caminhão. No caso das bandas, Roland Costa de Aguiar, diretor do Chiclete com Banana, de Salvador, diz que o menor preço por show em campanha é R$ 3.000. São mais de 70 dias de shows em cada um dos caminhões.



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