São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarso quer limitar papel de Palocci

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente interino do PT, Tarso Genro, quer reduzir o papel do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na elaboração do programa de governo para um eventual segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foi o que ele disse ontem a oito deputados petistas do Distrito Federal -cinco distritais e três federais-, em café da manhã. Tarso também afirmou que gostaria de ser ele próprio o coordenador do novo programa de Lula, em substituição a Palocci, que teve a função em 2002. Informou aos companheiros que teve uma conversa com Lula nesse sentido em julho, mas que não recebeu resposta.
"Já disse ao presidente Lula que posso ser o coordenador do programa de governo, mas se continuar essa concepção de política econômica, estou fora", disse ele, segundo relato de participantes do encontro.
É pouco provável que Palocci novamente coordene o programa de governo de Lula, mas sua influência em qualquer documento deve ser grande. É quanto a isso que Tarso se insurge. Ele vem demonstrando que está disposto a comprar briga com a equipe econômica para se cacifar internamente e consolidar a frágil posição em que se encontra.
O presidente do PT sofreu uma sucessão de derrotas em seu projeto de "refundar" o partido, causadas pelo grupo mais ligado ao ex-ministro e deputado José Dirceu (SP). A última foi anteontem, quando Tarso foi voto vencido na proposta de abertura de processo na Comissão de Ética do partido contra sete deputados federais -entre eles Dirceu- citados pela CPI dos Correios.
No café da manhã com os deputados, Tarso fez ainda duras críticas à política econômica. O petista afirmou que a política econômica de juros altos e superávit primário exagerado foi determinante no governo.


Texto Anterior: Folha sabatina presidente do PT na terça-feira
Próximo Texto: Em nota, PT pede desculpas à nação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.