São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jarbas diz que não receberá presidente

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), anunciou ontem que não receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, amanhã, em sua visita a Recife, devido ao acirramento da disputa eleitoral entre os candidatos do PT e do PMDB na cidade.
"Há um clima eleitoral estabelecido na cidade, e o presidente está vindo nos últimos dias que antecedem o primeiro turno. Então, resolvi deixá-lo à vontade para que ele cumpra, na nossa cidade, os compromissos agendados com os seus correligionários", declarou Jarbas por meio de nota, sinalizando que vê a visita de Lula como um ato eleitoral.
A ausência do governador na visita de Lula vinha sendo comentada nos bastidores há dez dias, mas voltou a ganhar força anteontem, após a detenção de três policiais da Casa Militar, acusados de espionagem contra um advogado.
O caso ganhou cores de campanha por envolver o defensor da artesã Maria do Socorro dos Santos, pivô da maior polêmica surgida até agora na disputa eleitoral.
Ex-moradora da favela de palafitas de Brasília Teimosa, Santos apareceu, em agosto, na propaganda de TV dos candidatos do PMDB, Carlos Eduardo Cadoca, e do PT, João Paulo. No programa de Cadoca, ela criticou o prefeito. Três dias depois, na propaganda do PT, pediu desculpas e disse que foi induzida pelos peemedebistas a mentir. No dia 2, a artesã foi encontrada amarrada em um mangue. Ela disse que foi seqüestrada, roubada e agredida por dois homens desconhecidos.
Amanhã, Lula vai visitar as obras de urbanização de Brasília Teimosa e de construção das casas prometidas pelo prefeito.
Ontem, a OAB classificou de "risível" a explicação do governo estadual sobre o caso.


Texto Anterior: Saiba mais: Programa da União destinou R$ 4,6 mi para a extensão
Próximo Texto: Economia familiar: Ex-mulheres levam tudo, diz Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.