São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Calmante imediato
Se vencer a eleição presidencial, Lula deverá divulgar os principais nomes de sua equipe econômica em 28 e 29 de outubro -nos dois dias seguintes ao pleito. A fim de acalmar o mercado e iniciar imediatamente a transição com a equipe atual e os entendimentos com o FMI.

Lista no bolso
Os membros da equipe econômica já foram escolhidos por Lula e, se não houver alterações significativas nas próximas pesquisas, serão convidados na próxima semana. Nenhum político petista deverá assumir os principais cargos do setor.

Secos e molhados
A poucos dias da eleição, Lula faz de tudo para tentar fugir de temas polêmicos. Ontem, em São Bernardo (SP), o presidenciável passou boa parte de seu discurso falando de linguiça apimentada e de suas pescarias.

Câmera lenta
O "tracking" diário do PSDB aponta que a diferença entre Lula e Serra está caindo aos poucos, mas em uma velocidade menor do que a necessária para o tucano virar o jogo.

Sempre no ataque
Sem muita alternativa, Serra continuará a atacar Lula em seu programa eleitoral a fim de tentar atrair o voto de grupos em que o candidato petista está forte, como evangélicos, jovens e trabalhadores urbanos.

Contradição interna
Serra usará na TV declaração dada por Genoino (PT) após o debate de anteontem com Alckmin (PSDB) em SP: "Com o debate, ganha o eleitor. Com o debate, as propostas ficam mais claras e as soluções também. Isso é bom para a democracia".

Governo enguiçado
São cada vez mais rotineiras no comitê de Serra as reclamações sobre a atuação de FHC na campanha: "Uma coisa é você não usar a máquina. Outra coisa é você emperrar a máquina", reclama um tucano.

Tese polêmica
Assessores jurídicos do Senado consideram que não é necessário aprovar uma emenda constitucional para mudar a data da cerimônia da posse do futuro presidente. O novo mandato começa em 1º de janeiro, dia que não é considerado muito convidativo para a presença de autoridades internacionais.

Passagem de faixa
Segundo avaliação de assessores jurídicos do Senado, a data da cerimonia da posse pode ser alterada com base no artigo 78 da Constituição, o qual prevê que o presidente eleito tem até 10 dias para assumir o cargo.

Festa organizada
Planalto, Itamaraty e Senado já montaram um grupo de trabalho para preparar a cerimônia da posse do futuro presidente.

Sala de espera
Geraldo Alckmin (PSDB) ou José Genoino (PT) já têm uma dor de cabeça prevista com os empreiteiros para os primeiros dias de governo em SP. Eles vão pedir reajuste no preço das obras públicas. A decisão foi tomada em reunião na Apeop, entidade de construtores.

Indenização
José Ferreira da Silva, irmão mais velho de Lula, foi indenizado ontem pelo Ministério da Justiça como anistiado político. Frei Chico, como é conhecido, receberá R$ 18 mil.

Pensando no futuro
Sarney Filho reuniu-se com a direção do PV e definiu que irá se filiar à sigla. O partido elegeu cinco deputados e fará parte da base de eventual governo Lula. O ex-ministro de FHC foi eleito para a Câmara pelo PFL, partido cuja atual direção diz que não aceitará integrar gestão petista.

De novo
Como o pefelista Rubem Medina não foi reeleito no Rio de Janeiro para a Câmara, o peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN) passará a ser no ano que vem o deputado federal com mais tempo de Casa. Vai para o seu nono mandato.

TIROTEIO

Do deputado Tilden Santiago (PT-MG), sobre o PSDB:
- Eis a lógica tucana subjacente: Discordar da atriz Regina Duarte é patrulhamento. Grampear telefone alheio é prova de espírito democrático.

CONTRAPONTO

Acerto de ponteiros

Conhecido no CE como defensor da política do "bebe mas faz", Domingos Pontes (PPB), prefeito de Caucaia, esperava impaciente Tasso Jereissati, então candidato ao Senado.
Como Tasso sempre faz piadas com as bebedeiras de Domingão, o prefeito tentou segurar de todas as formas a sua "sede", mantendo-se sóbrio.
-Hoje eu mesmo decreto a lei seca por aqui- afirmou aos seus cabos eleitorais.
A comitiva de Tasso, no entanto, atrasou muito a sua chegada ao município. Domingão aproveitou para "vistoriar obras" da cidade, como disse aos que o rodeavam.
Quando Tasso chegou ao palanque, brincou com Domingos:
-Você já está calibrado?
O prefeito não se incomodou: -Prometi não beber até a hora combinada para iniciar o comício, como você se atrasou...
Os eleitores aplaudiram.



Próximo Texto: Campo Minado: Membros do MST invadem área no sertão de Alagoas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.