UOL

São Paulo, sábado, 18 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

Secretários da Segurança Pública divulgam a "Carta da Amazônia"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O Consesp (Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública) divulgou ontem, em Manaus (AM), a "Carta da Amazônia", documento em que solicita uma ação mais permanente e integrada com as Forças Armadas no combate ao crime organizado nas fronteiras do país.
O documento, que foi elaborado com a presença de secretários de 13 Estados, será enviado aos ministros José Viegas (Defesa) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça).
De acordo com a carta, Exército, Marinha e Aeronáutica podem ajudar no controle das fronteiras brasileiras, impedindo a entrada de armamentos e controlando os aeroportos.
No combate ao tráfico de drogas, as Forças Armadas já atuaram no Rio de Janeiro. E mantêm uma integração com a Polícia Federal no controle da fronteira do Amazonas com a Colômbia.
Até 2005, a Polícia Federal espera consolidar um plano de ação conjunta para a fiscalização de 16.399 km de fronteiras.
João Carlos Trindade Lopes, secretário-executivo do Consesp, diz que os secretários não estão pensando em ações isoladas, como a realizada no Rio.
"Nós desejamos que seja uma ação permanente das Forças Armadas. Alguém tem que controlar a nossa fronteira, porque nós temos um problema que é a entrada de armas e drogas, que estimula outros crimes", diz Lopes.
(KÁTIA BRASIL)

Texto Anterior: Amazônia: Tribunal do Sul anula contrato do Sivam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.