UOL

São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JORNALISMO

"Estados Unidos atacam Iraque" ganha na categoria Reportagem

Cobertura da guerra dá Esso à Folha

DA SUCURSAL DO RIO

A Folha ganhou o Prêmio Esso de Reportagem com o trabalho "Estados Unidos atacam o Iraque", de autoria de Sérgio Dávila e Juca Varella. Os dois repórteres foram os únicos brasileiros a cobrir em Bagdá a guerra do Iraque.
O trabalho do repórter da Sucursal de Brasília da Folha Fernando Rodrigues sobre compra de reportagens pelo governo do Paraná recebeu o prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa.
Rodrigues dividiu o prêmio com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, presidida pelo diretor da Sucursal do Rio da Folha, Marcelo Beraba.
Os resultados foram anunciados anteontem no Rio. O Prêmio Esso de Jornalismo ficou para a reportagem "Traficantes nos quartéis", de autoria do jornalista Antônio Werneck, de "O Globo". O jornal carioca levou também os prêmios de Informação Econômica ("A terceirização que mata", de Cássia Almeida e equipe), Primeira Página ("Choque e pavor", de Rodolfo Fernandes, Luiz Antônio Novaes e Cláudio Prudente) e Criação Gráfica ("A barreira de Saddam", de Renata Maneschy).
O Prêmio Esso de Telejornalismo foi ganho pela MTV com o documentário "Aids 2002".
Em Fotojornalismo, venceu Márcio Rodrigues, da "Agência Fotocom", com a foto "Vôo para a morte". Nessa categoria, concorriam Juca Varella, com fotos sobre a guerra no Iraque, e André Porto, do "Agora" (do Grupo Folha), com as fotos que revelaram o assassino do fotógrafo Luis Antônio da Costa (revista "Época").
A revista "Observatório Social", com o trabalho "Amazônia brasileira", recebeu o prêmio de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. A revista "Nova Escola", com "Gente que constrói o Brasil", foi premiada na categoria Criação Gráfica-Revista.
O jornal "Diário da Região", de São José do Rio Preto (SP), com o trabalho "Maratona pela vida", recebeu o prêmio Especial Interior. O jornal "O Paraense", com a reportagem "A impunidade dos senhores de escravos", foi premiado com o Regional Norte.
O jornal baiano "A Tarde", com "Grampos ilegais na Bahia", recebeu o Regional Nordeste. O jornal "Correio Braziliense", com "Guerrilha do Araguaia", ganhou o Regional Centro-Oeste.
O jornal "Zero Hora" (RS), com "Uma viagem ao país bandido", foi premiado com o Regional Sul. O jornal carioca "O Dia", com o trabalho "Crime sobre rodas", recebeu o Regional Sudeste.


Texto Anterior: Crime organizado: Em MT, Justiça condena Arcanjo a 37 anos de prisão
Próximo Texto: Questão agrária: Número de mortes é o maior desde 90
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.