São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra ligados à CUT e ao MST invadem 12 fazendas em São Paulo

Ato, articulado por José Rainha, cobra agilidade na escolha de novo ministro

CRISTIANO MACHADO
COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ligados a José Rainha Jr. e agricultores vinculados a sindicatos controlados pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) invadiram na madrugada de ontem 12 fazendas no oeste de São Paulo.
Apesar de proibido de falar e agir em nome do MST, Rainha foi o principal articulador das ações que, segundo ele, têm o objetivo de "cobrar agilidade" dos governos federal e estadual na reforma agrária.
Mesmo afirmando dar "um voto de confiança ao companheiro Lula", Rainha cobrou rapidez do presidente na escolha do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, cargo ocupado por Guilherme Cassel.
"Espero que Lula possa o mais rápido possível definir o novo ministro do Desenvolvimento Agrário. O que está aí não funciona. É preciso ter agilidade, ação política e avançar o diálogo para fazer, de fato, a reforma agrária", disse.
As invasões ocorreram no Pontal do Paranapanema (dez fazendas) e na Nova Alta Paulista (uma em Dracena e outra em Flora Rica), novo reduto de atuação de Rainha com a CUT.
Segundo a coordenação dos grupos, outras quatro invasões estavam previstas para a madrugada de hoje. Das 12 áreas invadidas, nove são alvo constante dos sem-terra. A Polícia Militar informou que, até o final da tarde, nenhum incidente havia sido registrado.
Clédson Mendes da Silva, da direção estadual do MST, diz que o movimento não reconhece as ações. "O Zé Rainha está agindo pelo próprio nome."
A reportagem tentou contatos com o Incra e o Itesp, mas os telefones estavam na caixa postal. Até o fechamento da edição, nenhum representante dos órgãos telefonou de volta.


Texto Anterior: Em dia de sol e pouco assédio, presidente toma banho de mar no Guarujá
Próximo Texto: Desnutrição: Ministério diz ter enviado cestas a MS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.