São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÃO CLANDESTINA

PF apreende equipamentos conectados a satélites dos EUA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Polícia Federal realizou em dez cidades de seis Estados uma operação para apreender equipamentos conectados clandestinamente às frequências de dois satélites coordenados pelo Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos, pelos quais eram mantidas comunicações de áudio. Uma pessoa foi presa em Unaí (MG).
A operação, batizada de Satélite, atendeu a pedido dos EUA, que indicou os pontos em que as interferências estavam ocorrendo na comunicação dos satélites Fleet SAT-8 e UFO.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a PF fizeram as coordenadas geográficas a partir dos pontos indicados pelos EUA e apreenderam em várias casas transmissores, rádios, antenas e acessórios usados para as comunicações clandestinas, segundo a PF.
Foram expedidos pela Justiça Federal em Santa Catarina 20 mandados de busca e apreensão. O nome do preso não foi informado. A PF suspeita que a pessoa seja a fornecedora dos equipamentos.
A PF disse que vai investigar qual tipo de comunicação era estabelecida e com quais objetivos. Nenhum detalhe técnico sobre as alegadas interferências foi dado pela PF. A Folha pediu dados à Anatel, como o tipo de interferência que as comunicações clandestinas podem causar. Até a conclusão desta edição não houve resposta. Os mandados foram cumpridos em MG, TO, GO, MT, MS e SC.


Texto Anterior: Espírito Santo: TJ exonera 69 parentes de magistrados
Próximo Texto: Mídia: Record volta a atacar a Folha em telejornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.