São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADES

Lista cita de Bush ao jogador Beckham

Revista "Time" inclui Lula entre os cem mais influentes do mundo

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na lista das cem pessoas mais influentes do mundo, publicada ontem na revista americana "Time". Lula é citado como o "novo porta-voz do mundo em desenvolvimento".
Qualificado também como "populista pragmático", Lula aparece ao lado de líderes mundiais, como o presidente americano, George W. Bush, o presidente russo, Vladimir Putin, o líder norte-coreano, Kim Jong il, e o primeiro ministro da Turquia, Tayyip Erdogan. A lista não traz nenhum líder da Europa Ocidental.
Lula mereceu três parágrafos da revista, que trouxe pequenos perfis das pessoas citadas.
"Em meio a alegações de corrupção entre altos assessores e problemas na área econômica, ele [Lula] se tornou o novo porta-voz do mundo em desenvolvimento, um populista pragmático que combina uma postura antiyankee [antiamericana] com sobriedade econômica." A revista insinua que será de Lula a responsabilidade de um eventual fracasso da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). "A posição de Lula talvez possa descarrilar ou diluir seriamente a Alca". "Ele acredita que somente jogando duro com o sistema econômico globalizado será possível fazer as economias em desenvolvimento crescerem."
Sobre o presidente Bush, a "Time" diz que ele será julgado pela Guerra do Iraque. "Sabemos que esse homem despretensioso tornou-se um apostador radical, com seu destino e o da humanidade." O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e seu vice, Abu Musab al-Zarqawi, foram relacionados.
O Dalai Lama está na lista de "Heróis e Ícones", ao lado do jogador de golfe Tiger Woods, do jogador do Real Madrid David Beckham e do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
A última lista havia sido publicada há cinco anos, segundo a BBC, e reunia as pessoas mais influentes do século 20. Desse grupo, apenas quatro são reincidentes: o papa João Paulo 2º, o ex-líder da África do Sul Nelson Mandela, a apresentadora de TV Oprah Winfrey e o presidente da Microsoft, Bill Gates. A relação de nomes foi dividida em cinco categorias: "Líderes e Revolucionários", "Criadores e Titãs", "Cientistas e Pensadores", "Heróis e Ícones" e "Artistas".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Funcionalismo marca greve para 10 de maio
Próximo Texto: Igreja católica: Política econômica com juros altos privilegia o capital, diz CNBB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.