São Paulo, Segunda-feira, 19 de Abril de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL



Cerco internacional
Acionada pela Polícia Federal brasileira, a Interpol está investigando as atividades de Salvatore Cacciola na Ilha da Madeira, em Portugal e no Panamá. Atrás de bens, contas e empresas existentes em nome do banqueiro.


Noite em claro
Armínio Fraga diz que perdeu o sono e ficou "muito triste" com a invasão da casa de Chico Lopes, no Rio, pela Polícia Federal. "Estou chocado. Isso depõe contra a democracia. É um pré-julgamento, uma condenação de uma pessoa que não merece".

Um peso, duas medidas
Pegou mal no Congresso o fato de FHC relacionar a busca na casa de Chico Lopes à "volta do arbítrio". O presidente não disse nada quando procuradores apreenderam documentos na casa de Salvatore Cacciola. Antes de viajar, havia até sugerido a prisão do banqueiro.

Leão de tocaia
Nem todos no governo acham que a CPI dos Bancos é só problema. Everardo Maciel (Receita Federal) espera que, ao final, a comissão lhe dê uma legislação mais eficaz para cobrar mais imposto dos bancos estrangeiros.

Suplício tucano
Vizinho de Suplicy (PT) no Senado, Pedro Piva (PSDB) fez um apelo para que o colega reduza a jornada de trabalho. Suplicy fica até tarde e seu gabinete nunca é dedetizado. Resultado: há ratos infestando a sala do tucano.

História de pescador
Depois de uma pescaria da qual voltou com as mãos abanando, Zeca do PT pretende proibir a atividade por dois anos em Mato Grosso do Sul. Ou reduzir de 25 para dez quilos o limite de pesca para turistas.

Hora certa
Dante de Oliveira (MT) e Marconi Perillo (GO) pediram que o STF obrigue o Congresso a atualizar a partilha do FPE (Fundo de Participação dos Estados) de acordo com o censo. A população dos dois Estados cresceu, mas sua participação no bolo é a mesma desde 1989.

Comunicação aberta
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) será o relator da comissão especial da emenda constitucional que revoga a proibição de capital estrangeiro nas empresas de comunicação social (TVs, jornais, rádios etc). O acordo com PFL e PSDB foi fechado na semana passada.

Meia palavra
Virtual relator do assunto, Henrique Alves (PMDB) se diz favorável à abertura ao investimento estrangeiro nas empresas de comunicação social, mas ressalva: ""Desde que com critérios e controle". E diz que está disposto a ouvir, com boa vontade, os empresários nacionais.

Última esperança
Caciques do PPB apostam que Paulo Maluf pode renascer se provar que não é pai de neta de um ex-cabo eleitoral. Avaliam que só isso desviaria o foco do desgaste provocado pela máfia dos fiscais paulistana.

Lei da selva
Pelo menos dez dos 27 tribunais estaduais de Justiça ignoraram o pedido do STF, feito há um ano, para dizer como andam os processos referentes a cerca de mil assassinatos no campo. Inclusive o do Pará, que julgará os policiais envolvidos no massacre de Eldorado dos Carajás.

Central do Bolinha
Mário Covas (SP) dá posse hoje ao novo Conselho Estadual da Condição Feminina, que terá participação de ONGs e de todas as centrais sindicais. Com exceção da CUT, que, segundo a entidade, não aceitou participar.

Mordomia eleitoral
Em campanha para ser reconduzido, Geraldo Brindeiro (Ministério Público Federal) distribuiu celulares aos procuradores. Só que a fatura está salgada: em janeiro, mês de férias, houve conta que chegou a R$ 787,12.

Farpa à toa
De Virgílio Guimarães (PT-MG), sobre o fato de o senador baiano Antonio Carlos Magalhães ter vetado o ingresso do prefeito Celso Pitta (SP) no PFL: ""Ele não deve estar querendo concorrência interna".


E-mail:painel@uol.com.br
TIROTEIO

Do presidente da Associação Brasileira de ONGs, Sérgio Haddad, sobre o fato de Aloizio Mercadante (PT-SP) ter comparado o Banco Central às ONGs:
- Impossível! As ONGs trabalham a favor da população.

CONTRAPONTO

O ministro e a pomada
O ministro dos Esportes e do Turismo, Rafael Greca (PFL-PR), visitou o Rio Grande do Sul no final da semana passada para promover ações de incentivo ao turismo.
Na quinta, esteve com o governador petista Olívio Dutra.
Na sexta, durante uma entrevista coletiva, provocou muitas gargalhadas com o seu humor peculiar.
Ao contar que comera em uma churrascaria do estádio Olímpico, do Grêmio, derreteu-se em elogios:
- Estou encantado com o churrasco gaúcho. Havia um garçom que é o paradigma do bom serviço. Me dava churrasco na boca. Podemos dar uma comenda para ele.
Antes, ao responder sobre o que preparava para comemorar os 500 anos do Brasil no RS, já havia levado todos ao delírio:
- Quem sabe a gente não faz uma grande cavalgada farroupilha com o patrocínio da pomada Hipoglós (contra assaduras)?


Próximo Texto: CPI do Judiciário presta "desserviço", diz Velloso
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.