São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Bush quer Tupi

Alberto Guimarães, executivo da Petrobras, surgiu à noite no alto da home do "New York Times" para alertar que o anunciado projeto de George W. Bush e seu candidato John McCain, de buscar petróleo na plataforma marítima, esbarra na falta de navios para perfuração. "Não tem à disposição." Segundo o jornal, "estaleiros da Coréia do Sul à Noruega trabalham em turnos estendidos para atender" à demanda, "puxada em grande parte pela Petrobras" por conta de Tupi.

 

O anúncio por Bush ontem e McCain um dia antes, este último diante de representantes das companhias de petróleo em Houston, no Texas, foi precedido por textos no "Washington Post" e "Wall Street Journal" cobrando a medida e dando o Brasil como modelo.
Mas agora, diferentemente do que aconteceu com o programa de etanol que também tomou o Brasil por modelo, os democratas discordam, bem como Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia. Ontem na cobertura, a proposta era apresentada como inviável.

TUPI E "NÓS"
Marcelo Sayão/guardian.co.uk
Com o título "Espaço para otimismo" e foto de plataforma daqui, o "Guardian" saudou a partir de um relatório da British Petroleum que agora "nós temos acesso a poços antes dados por impossíveis"

ETANOL AOS EUA
Em Genebra, para a Bloomberg, a associação de produtores de açúcar Única disse que as enchentes que atingiram a colheita de milho nos EUA abrem "uma janela de oportunidade" para exportar mais etanol brasileiro ao país, com ou sem tarifa de 54 centavos.
E em Washington, para a BBC Brasil, o porta-voz da associação americana de comércio de etanol concordou.

E AO JAPÃO
O japonês "Nikkey Business Daily" noticiou e as agências reproduziram, com destaque nos sites de busca de notícias, que a Petrobras inicia a venda de biocombustível "para automóveis no Japão ainda neste ano". A estatal brasileira vai distribuir uma mistura de gasolina e etanol para 10.000 postos japoneses, a partir de refinaria comprada em Okinawa, no Sul do país.

NA AMAZÔNIA
nationalgeograhic.com
Em destaque ontem na home da National Geographic, uma reportagem realizada com descendentes de japoneses de Tomé-Açu, no Pará, marcou o centenário da imigração -com elogios às técnicas de agricultura trazidas para o país e também ao respeito pela floresta. O vídeo evita o episódio de confinamento durante a Segunda Guerra, na região

O PRÍNCIPE E AS FAMÍLIAS
Em todos os telejornais brasileiros, a visita do príncipe Naruhito a Lula, para celebrar os cem anos da imigração japonesa, estava ontem também no topo das buscas de Brasil no Yahoo, bem como no site da BBC original e em outras partes, com atenção para o "legado significativo".
No que foi possível acompanhar, também a cobertura japonesa deu atenção ao centenário, com o correspondente do "Yomiuri Shimbun" relatando longamente o cotidiano e as memórias de uma família estabelecida em Franca.

VAIVÉM
Claudio Edinger/bloomberg.com
Há seis meses, a Bloomberg deu perfil de André Esteves, "jovem bilionário brasileiro", tornado executivo do UBS na Europa. Ontem, um blog do "Wall Street Journal" postou que acabou, ele saiu do banco

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Sem acordo com bloquinho, Lula ameaça não subir em palanques em três cidades
Próximo Texto: Caso Detran: CPI apresenta planilha com supostas propinas pagas no RS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.