São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Genoino aparece na 3ª colocação com 10% das intenções de voto

Maluf abre 16 pontos de vantagem sobre Alckmin

LUIZ CAVERSAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) lidera a disputa pelo governo do Estado de São Paulo, revela pesquisa do Datafolha realizada nos dias 15 e 16 de agosto. Maluf tem 40% das intenções de voto. O governador Geraldo Alckmin, do PSDB, é o segundo colocado, com 24%.
O candidato do PT, José Genoino, atinge 10% das intenções.
Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Datafolha depois que as candidaturas ao governo estadual foram registradas oficialmente. Como diversos concorrentes entraram na disputa após o último levantamento do Datafolha, os números não podem ser comparados.
A preferência do eleitorado em relação aos demais postulantes ao governo de São Paulo se distribui da seguinte maneira: Ciro Moura (PTC), com 6%, Carlos Apolinário (PGT), com 2%, Fernando Morais (PMDB), Antonio Cabrera (PTB) e Roberto Siqueira (PSL), com 1% cada.
Dirceu Travesso (PSTU) , Osmar Lins (PAN), Carlos Roberto Pittoli (PSB), Anaí Caproni (PCO) e Antonio Fernando Pinheiro Pedro (PV) não alcançaram 1% das menções.
Os eleitores que declararam aos pesquisadores que pretendem anular o voto, votar em branco ou que não têm candidato somaram 6%. E 8% declararam que ainda não escolheram seu candidato.
Os pesquisadores do Datafolha ouviram o total de 1.181 eleitores em 61 cidades do Estado de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Nomes iguais
O candidato que aparece em quarto lugar no levantamento do Datafolha, Ciro Moura, está fazendo campanha utilizando apenas seu primeiro nome, da mesma forma que o candidato da Frente Trabalhista à Presidência, Ciro Gomes.
"Nós utilizamos na pesquisa o nome adotado oficialmente pelos candidatos", afirma Mauro Paulino, diretor do Datafolha.
"No caso de Ciro Moura, também adotamos esse critério. O instituto não poderia julgar se ele utiliza apenas o primeiro nome como um artifício. Mas é de se supor que isso tenha influenciado na porcentagem que ele alcançou", analisa Paulino.

Perfis
O candidato Paulo Maluf atinge suas maiores taxas de intenção de voto junto aos eleitores com 60 anos ou mais, da mesma forma que encontra maior aceitação entre os homens, os eleitores que fizeram até o primeiro grau e aqueles com renda familiar de até cinco salários mínimos. Também é mais bem aceito pelos que moram no interior do Estado.
Os perfis dos eleitores do tucano Geraldo Alckmin e do petista José Genoino são semelhantes. Diferentemente dos eleitores de Maluf, os partidários tanto de um quanto de outro têm renda e escolaridade mais elevadas.
Os partidários de Geraldo Alckmin se distribuem proporcionalmente entre capital e interior, e José Genoino alcança maior número de eleitores na região metropolitana de São Paulo.

Relação de voto
O Datafolha fez um cruzamento entre as intenções de voto para o governo do Estado e a opção dos eleitores para a Presidência da República, com o seguinte resultado: 50% dos que disseram que pretendem votar em Ciro Gomes afirmaram que querem Paulo Maluf como governador.
Geraldo Alckmin obteve sua votação mais expressiva entre os partidários de José Serra, o candidato do seu partido (43%), da mesma forma que José Genoino alcança 23% das intenções de voto dos partidários de Luiz Inácio Lula da Silva.
Para medir a taxa de rejeição aos candidatos em disputa, o Datafolha pediu aos eleitores que apontassem em qual nome não votariam de jeito nenhum. O resultado foi: Paulo Maluf, 34%, José Genoino, 22%, Gerado Alckmin, 18%.
Os eleitores pesquisados também participaram de uma simulação do segundo turno da eleição, escolhendo entre os dois primeiros colocados. Resultado: Paulo Maluf, 49%, Geraldo Alckmin 42%.
O Datafolha também sugeriu aos eleitores que indicassem, espontaneamente, em quem iriam votar para governador de São Paulo. A imensa maioria, 52%, não soube responder, 21% indicaram Paulo Maluf, 12%, Geraldo Alckmin, e 5%, José Genoino.


Texto Anterior: Folclore político - José Paulo Cavalcanti: O China Gordo
Próximo Texto: Governador alcança sua pior avaliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.