São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa ao Senado tem 3 favoritos

DA REPORTAGEM LOCAL

Três candidatos se destacam na disputa pelas duas vagas de São Paulo no Senado que serão preenchidas em outubro, aponta pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 15 e 16 de agosto.
Em primeiro lugar está o atual senador Romeu Tuma, do PFL, com 37% das intenções de voto, seguido do ex-governador Orestes Quércia, do PMDB, com 26%. Em terceiro vem o deputado federal Aloizio Mercadante, do PT, com 19% das preferências.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Os pesquisadores do Datafolha apresentaram a 1.181 eleitores de 61 cidades do Estado de São Paulo os nomes dos 27 candidatos oficialmente registrados no Tribunal Regional Eleitoral.
Além dos três primeiros colocados, a pesquisa cita a intenção de voto para os candidatos Ademar de Barros (PGT), 8%, Cunha Bueno (PPB), 7%, José Aníbal (PSDB), 5%, Dr. Paulo Corrêa (Prona), Fernando Campos (PSL), Marin (PSC), Paulo Fortunato (PSDC), todos com 2%.
Dos demais candidatos, 11 obtiveram 1% das intenções de voto e seis, menos de 1%.
O levantamento do Datafolha revela que 20% dos eleitores não sabem em quem vão votar para senador, para as duas vagas, e que 30% têm candidato para uma da vagas, mas não para a outra. Aponta ainda que 17% pretendem votar em branco ou anular o voto para uma das vagas e que 10% afirmam que farão isso em relação a ambas.

Perfil do eleitor
Os detalhes da pesquisa Datafolha demonstram que o pefelista Romeu Tuma, o candidato que lidera a corrida pelo Senado, mantém partidários com as seguintes características: a maioria está na faixa etária de 35 e 44 anos, tem curso superior, ganha mais de dez salários mínimos e é simpatizante do PMDB.
Já a maior parte dos que revelaram intenção de votar no candidato do PMDB, Orestes Quércia, tem entre 16 e 20 anos, estudou até o primeiro grau, ganha até cinco salários mínimos e é simpática ao PFL.
Quanto ao deputado federal Aloizio Mercadante, do PT, a maioria dos que declararam optar por ele está distribuída de forma semelhante por mais de uma faixa etária, tem curso superior, ganha mais de dez salários e afirma simpatizar com o PT e com o PMDB. (LC)


Texto Anterior: Governador alcança sua pior avaliação
Próximo Texto: Evento: Sabatina com candidatos de SP começa com Fernando Morais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.