São Paulo, sábado, 19 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra cai, mas venceria no 1º turno, diz Ibope

DA REDAÇÃO

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra, pelo segundo levantamento consecutivo, um recuo nas intenções de voto em José Serra (PSDB) na disputa pelo governo de São Paulo. O ex-prefeito paulistano mantém, contudo, uma folgada liderança e venceria a eleição ainda no primeiro turno.
Serra, que tinha 48% no final de julho, passou para 46% na semana passada e agora tem 43%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nos votos válidos, o tucano ainda tem 60%. A decisão no primeiro turno acontece quando um candidato tem mais de 50% dos votos válidos.
O segundo e o terceiro colocados, Aloizio Mercadante (PT) e Orestes Quércia (PMDB), ficaram estáveis com, respectivamente, 15% e 9%. Os outros candidatos têm juntos 5%: Carlos Apolinário (PDT) tem 2%, e Cunha Lima (PSDC), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Sarli Júnior (PAN), 1% cada um.
Anaí Caproni (PCO), Cláudio de Mauro (PV), Éder Xavier (PTC), Fred Correa (PTN), Renato Reichmann (Prona), Roberto Siqueira (PSL), Mário Luiz Guide (PSB), Tarcísio Foglio (PSC) e Pedro Viviani (PMN) não atingiram 1%.

Oscilação
Para a diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari, ainda não é possível falar em tendência de queda de Serra, pois a oscilação entre as pesquisas está dentro da margem de erro -de dois pontos percentuais para mais ou para menos- e os adversários não subiram. Ela vê, porém, um momento de maior reflexão do eleitor, com o aumento dos indecisos (de 14% para 15%) e dos votos brancos e nulos (de 11% para 13%).
O levantamento ouviu 1.806 eleitores em 86 municípios paulistas entre 15 e 17 de agosto e foi registrado no TRE com o número 743.723.


Texto Anterior: Mercadante usa fala sobre migrantes para atacar Serra
Próximo Texto: Eleições 2006/Candidatos na Folha: Candidatos do Rio serão sabatinados pela Folha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.