São Paulo, sábado, 19 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney consegue tirar reportagens do ar no AP

Quatro meios de comunicação já foram afetados

DA AGÊNCIA FOLHA

Um mês e meio após o início da campanha eleitoral, a coligação União pelo Amapá, encabeçada pelo senador José Sarney (PMDB), candidato à reeleição, já conseguiu que quatro meios de comunicação do Estado saíssem do ar ou tivessem reportagens retiradas das páginas da internet. Outros dois meios foram notificados pelo TRE por publicar charges com referências ao senador. Os alvos foram uma rádio e cinco sites -três blogs, um jornal eletrônico e uma agência de notícias. .
O jornal "Folha do Amapá" já teve três manchetes e um editorial suspensos por determinação do TRE. A Rádio Equatorial FM já ficou fora do ar três vezes, todas por 48 horas.
Para o jornalista Humberto Moreira, âncora do programa Revista Matinal e alvo da representação, "a Justiça acata tudo [a favor de Sarney]." As liminares têm como justificativa, entre outras, "propaganda eleitoral negativa" e "dano à imagem e à honra do candidato".
A imprensa local acusa "censura". A assessoria de Sarney disse que ele "não irá tomar parte de algo que é próprio da campanha". Para o presidente do TRE-AP, Honildo Amaral de Mello Castro, "o tribunal tem julgado caso a caso, sem coloração político-partidária". (TR)


Texto Anterior: Apesar de queda, Cabral lidera no Rio, diz Ibope
Próximo Texto: Nos estados: Pernambuco: Imagem de Lula é disputada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.