São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Petista atuava com Lula desde fins dos anos 80

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Freud Godoy foi levado por ele a Brasília logo no início da gestão petista, depois de ter atuado como segurança das campanhas eleitorais de Lula, a partir do final dos anos 80. Nos primeiros meses de governo, morou com o casal presidencial da residência oficial do Palácio da Alvorada.
Lá, enquanto Lula e Marisa Letícia se adaptavam à nova rotina, Freud, um espécie de faz-tudo, cuidava de toda a burocracia, como levar a cachorra de estimação do casal ao veterinário.
Conhecido por sua discrição entre os servidores, Freud também desempenhava um papel importante para a primeira-dama. Na Granja do Torto, por exemplo, tinha carta-branca para lidar com os funcionários e tomar a dianteira na organização de eventos, como churrascos e festas juninas.
Tanto no Torto como no Alvorada, ficava de plantão para receber convidados, como o sertanejo Zezé di Camargo e o pagodeiro Zeca Pagodinho. Freud atuou muitas vezes como porta-voz de Marisa no momento de dar ordens a funcionários da Presidência. No início da gestão, em 2003, a pedido da primeira-dama, foi ele que deu a ordem a alguns funcionários do Alvorada para que deixassem de circular nas dependências privativas do palácio.
Freud sempre foi visto com freqüência no apartamento de Lula no ABC, tendo como uma das funções acompanhar os filhos do petista em passeios. (EDUARDO SCOLESE E PEDRO DIAS LEITE)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Gustavo Ioschpe: Valor do voto: R$ 7,10
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.