São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Ventilador
As fontes abastecedoras do valerioduto seguem envoltas em mistério, mas a Polícia Federal obteve avanço expressivo na investigação sobre os receptores do dinheiro. Chegou a nomes jamais mencionados na CPI ou nos depoimentos do empresário mineiro Marcos Valério.

Bolsa de apostas
Em conversas, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, manifestou a impressão de que o deputado José Dirceu (PT) será vitorioso hoje no Supremo Tribunal Federal. Já o presidente do STF, Nelson Jobim, externou a amigos avaliação oposta.

Árvore genealógica
O senador pefelista baiano Antonio Carlos Magalhães apresentou requerimento na CPI dos Bingos para que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, informe oficialmente à comissão as atividades profissionais de irmãos, filhos, genros e noras do presidente Lula.

Desejo súbito
Jaques Wagner (Relações Institucionais) estava na liderança do governo na Câmara quando o relator Júlio Delgado (PSB-MG) encerrou a leitura de seu voto pedindo a cassação de Dirceu. Nesse momento, um garçom ofereceu ao ministro um prato com fatias de abacaxi.

Sem fronteiras 1
O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), e o sub-relator de movimentação financeira, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), irão aos EUA negociar com a Promotoria de Nova York a entrega à comissão dos documentos relativos às contas do publicitário Duda Mendonça no país.

Sem fronteiras 2
James Carville, marqueteiro de Bill Clinton, será convidado pelo Ministério Público de Nova York a contribuir com as investigações sobre o dinheiro que Paulo Maluf teria no exterior. As movimentações indicam depósitos para o consultor, que chegou a atender o ex-prefeito.

A fórceps
Pode ser comparada a um longo e doloroso parto a contratação da auditoria que vai auxiliar a CPI no capítulo fundos de pensão. Depois de quase tudo fechado, a Ernest & Young ameaçou recusar a missão. Até que, ontem, topou.

Segunda chance
Já que não conseguiu fazer o bem com a MP assim batizada, o governo tentará de novo. Está em gestação no Planalto a edição de uma medida provisória criando crédito especial para a compra de "kits construção" para famílias de baixa renda.

Contrabando do bem
O ministro do Desenvolvimento, Luiz Furlan, esteve ontem no Senado negociando a redação de uma emenda consensual à medida provisória 255 que reponha parte dos benefícios jogados pelo ralo com a queda da finada MP do Bem.

Sem milhagem
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), pretende pôr abaixo a principal plataforma de seu antecessor Severino Cavalcanti (PP-PE). As viagens internacionais dos deputados serão reduzidas. As primeiras banidas foram as idas à ONU.

O astronauta
Piada da oposição sobre a viagem de Lula a Rússia, onde assinou acordo para mandar um brasileiro ao espaço: o presidente, que diz nunca saber de nada, é perfeito para a missão; vive sempre no mundo da lua.

Visita à Folha
José Sérgio Gabrielli de Azevedo, presidente da Petrobras, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia, de Almir Barbassa, diretor Financeiro, de Mirian Guaraciaba e Anamaria Rossi, assessoras de imprensa.

TIROTEIO

Do deputado estadual Turco Lôco (PSDB-SP) sobre o novo discurso do partido do governo, que resume o escândalo em curso à questão do "caixa dois" e ainda sustenta que o PT utilizou esse expediente de maneira mais "ética" que outras siglas:
-Os petistas reciclaram o "rouba mas faz". Seu lema é "deixem o PT roubar em paz".

CONTRAPONTO

Serviço ao consumidor

Ao chegar no mês passado ao bar de um amigo em Curitiba, o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) se deparou com o proprietário em apuros diante de um freguês que havia se excedido no consumo de cerveja.
Primeiro, pensou em ajudá-lo, mas, como notou que o dono do estabelecimento fazia questão de tratar o homem com a maior paciência, Rosinha decidiu não se meter na conversa. Limitou-se a observar à distância.
Algum tempo depois, quando o freguês já havia desistido de discutir, o deputado comentou com o amigo:
-Puxa, como é ingrata sua profissão. Você tem que suportar as amolações. Mas, como são fregueses, eles têm todo o direito de reclamar, fazer o quê?
O dono do bar não se segurou:
-Pois é, deputado, já pensou se nós, os eleitores, fizéssemos isso? Vocês iam ficar quatro anos agüentando reclamações!


Próximo Texto: Relator propõe cassar Dirceu por "evidências irrefutáveis"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.