São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula

Esse dilema é falso. Continuaremos privilegiando o processo de integração sul-americana -o Mercosul e a Comunidade Sul-Americana de Nações, em especial -e fortalecendo as relações Sul-Sul. Mas, ao mesmo tempo, vamos ampliar ainda mais o acesso aos mercados europeu, norte-americano e asiático. Mantemos com os países desenvolvidos um relacionamento positivo e soberano. No nosso governo, as relações do Brasil com esses países são excelentes, e assim devem permanecer. Mas temos de diversificar cada vez mais nossas relações porque a dependência não é amiga da soberania. Em relação à Alca, defendemos o interesse nacional e regional. E a reunião de Miami estabeleceu o marco sob o qual as negociações poderão avançar, embora exista um consenso entre os países de que, no momento atual, as negociações no âmbito da OMC são prioritárias.


Texto Anterior: Candidatos em 20 pontos - 12 - Política externa: O sr. priorizará as relações com a América Latina ou com os EUA? As negociações para a criação da Alca serão retomadas?
Próximo Texto: Alckmin
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.