UOL

São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSO EM FALSO

Lula se machuca caminhando e muda agenda

Presidente torce o pé esquerdo no Alvorada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva torceu o pé esquerdo ontem, quando caminhava na parte reservada do Palácio da Alvorada, e terá que ficar com o pé imobilizado por uma bota plástica. Em quase 11 meses de governo, seis membros da cúpula petista já se contundiram. Alegando muita dor, Lula cancelou parte da agenda da tarde.
A assessoria da Presidência não informou por quantos dias o presidente precisará ficar com a bota plástica no pé esquerdo. Lula tem um compromisso marcado para amanhã em Maceió (AL) e, hoje, será feita uma avaliação para decidir se o presidente tem condições para viajar.
No momento da contusão, Lula não percebeu a gravidade, mas, durante um almoço com o presidente da Bolívia, Carlos Mesa, no Itamaraty, o presidente começou a sentir dor. Antes que o café fosse servido, chamou o médico da Presidência, que estava de plantão no local, e solicitou ajuda: "Preciso ser visto", teria dito a Júnior Gama, chefe do serviço médico da Presidência.
O presidente foi levado ao serviço médico do Palácio do Planalto -a cerca de dois quilômetros do Itamaraty.
Gama informou que o presidente chegou com muita dor, mas que as radiografias atestaram ausência de fratura. Lula fez compressas de gelo, tomou antiinflamatório e enfaixou pé e perna. Quando o local ficasse menos inchado, receberia a bota. Segundo Gama, a bota permitirá que Lula encoste o pé no chão e ande, mas os movimentos serão lentos e limitados.

Mudança de planos
A agenda de ontem à tarde foi parcialmente cancelada. A cerimônia de entrega do prêmio Jovem Cientista foi conduzida pelo vice-presidente, José Alencar, a pedido de Lula. Já a audiência com o ex-presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, foi transferida para o Alvorada.
A exibição do filme "Casseta & Planeta - A Taça do Mundo é Nossa" também foi mantida, no Alvorada, com a presença dos comediantes -a primeira aparição pública com o pé imobilizado. Descontraído, Lula mostrou o pé enfaixado para as câmeras antes do início da sessão, enquanto posava para fotos junto ao elenco do filme e ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia.
Membros do governo foram vítimas de uma série de contusões neste ano. Em janeiro, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, caiu, em Davos, na Suíça, e quebrou o tornozelo. Um mês depois, o ministro José Dirceu (Casa Civil) caiu e quebrou a mão.
Em março, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), quebrou o cotovelo jogando futebol em Osasco (SP).
Antonio Palocci Filho (Fazenda) entrou no "time dos contundidos" em abril ao fraturar um osso da perna esquerda.
Já o ministro José Viegas (Defesa) quebrou o dedo anular da mão direita fazendo jardinagem em Brasília. (GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ação afirmativa: Entidades lançam campanha contra preconceito racial
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.