São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB e PFL farão bloco de oposição na Câmara

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Núcleo da coligação que deu o primeiro mandato a Fernando Henrique Cardoso em 1994, PSDB e PFL decidiram formalizar a criação de um bloco parlamentar na Câmara de oposição ao governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com 155 deputados, o bloco será a principal força política da Câmara e pode reivindicar a presidência da Casa, tradicionalmente ocupada pelo partido de maior bancada, que no próximo ano será o PT, com 91 deputados.
"Isso desestabiliza as eleições para as presidências das Mesas da Câmara e do Senado. Vai criar um clima tenso, mas não ameaça", reagiu o presidente do PT, deputado José Genoino (SP).
Segundo o deputado José Aníbal (SP), presidente do PSDB, o bloco não vai necessariamente reivindicar a presidência da Câmara. O objetivo seria trabalhar pelas reformas nos moldes em que elas foram elaboradas por FHC. "Há oito anos queremos as reformas. O PT é que está chegando agora." O tucano e o presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), foram os engenheiros da criação. O PPB está sendo sondado. Convidado, o PMDB espera concluir as negociações para participar do governo Lula para tomar uma decisão. (RAYMUNDO COSTA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Brinde: PT gasta R$ 175 mil por 200 mil bandanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.