São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra invadem Incra em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um grupo de 850 sem-terra, segundo os organizadores, e 300 pessoas, de acordo com o governo, invadiu na noite de domingo a sede da superintendência local do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Brasília. Não foi permitida a entrada dos funcionários durante o expediente. A invasão só deve terminar hoje.
Os sem-terra, ligados à Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores em Agricultura), pedem a vistoria de fazendas, o fornecimento de cestas básicas e o assentamento de famílias em terras de Brasília e do entorno (Goiás e Minas Gerais). Ao todo, há 6.440 acampados na região, segundo Pedro Firmino da Silva, diretor da Federação de Trabalhadores em Agricultura do Distrito Federal.
Ontem, os sem-terra se reuniram com a ouvidoria do Incra. Pediram uma audiência com o ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) e com o presidente do instituto, Rolf Hackbart. O ouvidor Gersino José da Silva vinculou a audiência à desocupação do prédio. Ficou acertado que hoje haverá nova reunião, em que o ouvidor dirá se o ministro vai recebê-los, e os sem-terra dirão se abandonam o prédio.
O Incra entrou na Justiça pedindo a reintegração de posse do imóvel. Não houve confronto com policiais ou seguranças. Em 2003, sem-terra ligados à Contag acamparam por cerca de dois meses em frente à superintendência. Só saíram quando o governo se comprometeu a cumprir as mesmas reivindicações de agora.


Texto Anterior: Justiça analisa queixa-crime contra Rainha
Próximo Texto: No ar: O preço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.