São Paulo, domingo, 20 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Amorim assina tratado em Nova Déli

Acordo entre Mercosul e Índia deve ser ampliado para a África do Sul

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O acordo comercial entre Mercosul e Índia, assinado ontem em Nova Déli, deverá ser estendido à África do Sul. O primeiro passo para incluir o país africano no tratado será dado em agosto, em Brasília, conforme informou ontem o Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Itamaraty, a idéia foi lançada pelo governo brasileiro ontem durante a cerimônia de assinatura do acordo para estipular tarifas preferenciais de comércio com a Índia para 900 produtos, do qual participou o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores).
A reunião de Brasília vai lançar um grupo de trabalho, etapa inicial para começar a negociar um acordo de preferências tarifárias entre as três economias, que futuramente poderá se transformar em um acordo de livre comércio, ou seja, circulação de mercadorias sem pagamento de impostos de importação.
A proposta é parte da política comercial externa do governo, que pretende diversificar os parceiros comerciais do Brasil e aumentar o relacionamento com os países em desenvolvimento.
Além da assinatura do acordo comercial com a Índia, Amorim também participou da reunião do G20, grupo que reúne países em desenvolvimento que defendem a abertura de mercado para produtos agrícolas nos países ricos.
Segundo o Itamaraty, foi acertada uma plataforma conjunta em temas como agricultura, serviços e investimentos para o encontro de ministros que ocorre em Hong Kong, em dezembro.
A OMC (Organização Mundial do Comércio) considera essa reunião crucial para garantir a conclusão da Rodada Doha, de abertura multilateral de comércio.


Texto Anterior: Inteligência: Senado quer ouvir espião da Abin sobre envio de verba das Farc ao PT
Próximo Texto: No Planalto - Josias de Souza: Negócios, negócios, negociação política à parte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.