São Paulo, terça-feira, 20 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"Caso sensacional"

Em longas reportagens no "Los Angeles Times" de domingo e "New York Times" de ontem, o casal Estevam e Sônia Hernandes, da Renascer, surgiu primeiro entre expressões como "organização criminosa". Patrick McDonnell, do "LAT", assistiu a culto em São Paulo e carregou nas ironias ao rock "neopentecostal" e no contraste com as denúncias de "fraude maciça", no "caso sensacional". Já Larry Rohter, do "NYT", que foi relatado pela BBC Brasil e virou o "+ lido" da Folha Online, noticiou as acusações mas sublinhou o outro lado da filha do casal, que denunciou "uma nova Inquisição". Segundo o correspondente no Rio, "a cobertura dos Hernandes e das acusações tem sido uniformemente negativa na mídia brasileira", sem mencionar a Globo, e "um jornal regularmente põe "bispo" entre aspas para se referir ao casal e líderes da igreja".

PARA QUEM QUISER

zero.newassignment.net
Logo do site de Jay Rosen e Chris Anderson


Jay Rosen, blogueiro, acadêmico e uma das principais referências da web, está no ar com experimento novo de jornalismo aberto. Associado à "Wired" de Chris Anderson e com eco em "NYT" e demais, ele criou o site Assignment Zero, Pauta Zero, que "oferece a quem quiser a oportunidade de fazer o trabalho de um repórter ou editor". O projeto mistura profissionais e amadores, por três meses, e explorar on-line a pauta "como a web torna possível à multidão ser a fonte de boas idéias". A inspiração, diz o "NYT", é a Web 2.0 de Wikipédia etc.

MUITO A FAZER
Surgiu ontem na primeira página do "Valor Econômico", como se diz, "acima da dobra", uma longa reportagem sobre a Web 2.0 e a "busca do lucro". Cita Camiseteria.com e outros sites e avalia, no final, que "o movimento dos empresários mostra que em termos de negócios ainda há muito a fazer com a versão 2.0" da web.

AINDA ATRAI
Ainda temerosos e lembrando a todo momento o "estouro da bolha" na virada do século, o jornal e seus entrevistados do "capital de risco" saúdam como "a Web 2.0 trouxe a atualização tecnológica que viabilizou os investimentos em banda larga". Mas, não adianta, "infra-estrutura ainda é o que mais atrai".

"DIGNO"

abcnews.com
Ainda ecoa a conversa de Hugo Chávez com Barbara Walters, na ABC. Blogs não aceitam os elogios da jornalista e comparam a Fidel e "NYT"



POBRES OU POBRES
O "Guardian" de ontem noticiou que o Reino Unido, "entre outros países europeus" não-relacionados, vai fazer um último esforço para bloquear o projeto que EUA e Brasil bancam através do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, para "perdoar dívidas" de Bolívia, Haiti e Nicarágua, entre outros. Um dos membros do gabinete britânico declara que o "alívio" seria realizado às custas de outros programas de diminuição da pobreza.

DOIS GOVERNADORES
Enquanto os governadores Sergio Cabral e Aécio Neves se preparam para aprender a combater a violência com a Colômbia, Richard Lapper, do "Financial Times", avisa que "o escândalo envolvendo apoiadores do presidente Álvaro Uribe tende a crescer", avançando para regiões como Antioquia, "onde ele apoiou firmemente os grupos de vigilância Convivir, quando era governador". O Human Rights Watch relacionou o Convivir a assassinatos.

AÇAÍ LÁ

wsj.com
O "Wall Street Journal" tratou dos "perigos de ser o primeiro" empresário, no caso, a lançar o "brasileiro açaí"

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Questão indígena: Índios libertam funcionários da Funasa feitos reféns em MG
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.