São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

TSE pede R$ 250 milhões a Lula para modernizar urna eletrônica para 2010

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, pediu ontem ao presidente Lula R$ 250 milhões para modificar a urna eletrônica para as eleições de 2010. A Justiça Eleitoral quer ampliar dos atuais 43 mil para 4 milhões de eleitores o cadastro biométrico, que permite a identificação do eleitor para o voto com a impressão digital.
Britto disse que essa modificação é o primeiro passo para a adoção de uma carteira única de documento. Ela também acabará com a justificativa por ausência do domicílio eleitoral, já que o eleitor poderá votar em qualquer lugar do país.
Nas eleições de 2008, em projeto-piloto do TSE, três cidades votaram pelo novo mecanismo: Fátima do Sul (MS), Colorado do Oeste (RO) e São João Batista (SC).
"O cadastro biométrico significa mais um passo em direção ao aperfeiçoamento do processo eleitoral, evitando fraudes. Para isso, precisamos construir 100 mil urnas eletrônicas biométricas já agora em 2009", disse Britto. Segundo ele, Lula foi "extremamente receptivo" à proposta.
O ministro afirmou que a ideia é que até a eleição de 2014 todos os eleitores votem com a impressão digital.
Britto disse que as cidades que terão voto com impressão digital no ano que vem ainda não foram definidas, mas a prioridade será dada a regiões que apresentam problemas com o sistema atual.


Texto Anterior: Serra lidera com folga; Dilma volta a subir
Próximo Texto: Senado extingue só 50 diretorias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.