São Paulo, sábado, 20 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ACM, partido não deve ter candidato

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Um dia depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) manter a verticalização para as próximas eleições, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse ontem que o seu partido deve ficar sem candidato à Presidência da República. "Espero ser ouvido pelo PFL para dar a minha opinião, que provavelmente coincide com a do presidente Jorge Bornhausen", afirmou ACM.
Segundo o baiano, "o PFL deve ficar livre, sem ter candidatura própria". ACM disse também que a executiva nacional do PFL deverá se reunir na próxima semana para discutir o assunto.
Depois que a ex-governadora Roseana Sarney (PFL) renunciou à pré-candidatura, ACM defendeu abertamente o apoio ao candidato Ciro Gomes (PPS). Agora, com a decisão dos ministros do STF, fica inviabilizado o apoio do partido à candidatura de Ciro.
Segundo decisão do Supremo, fica mantida a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que determinou a verticalização. Com isso, ficam proibidas as coligações nos Estados entre partidos adversários na eleição presidencial.
O Supremo não entrou no mérito da decisão do TSE. Por 7 votos contra 4, foi rejeitado o exame das duas ações diretas de inconstitucionalidade movidas por partidos contra a resolução do TSE.

Desistência
Depois de quase dois meses fazendo campanha pelo interior da Bahia, o deputado federal Benito Gama (PMDB) desistiu de sua pré-candidatura ao governo estadual na Bahia.
A amigos, o parlamentar reconheceu que não tinha possibilidades de derrotar o grupo político comandado por ACM, que lançou o senador Paulo Souto (PFL) para concorrer à sucessão do ex-governador César Borges (PFL).
Há quase um ano, Benito Gama trocou o PFL pelo PMDB alegando que queria disputar o governo estadual baiano.


Texto Anterior: Sucessão engessada: Apoiar Ciro, preferido do PFL, é impossível, diz Bornhausen
Próximo Texto: Roseana decide que vai disputar vaga no Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.